terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ECR 2011 - Deadline 31 de dezembro de 2011

O congresso europeu de radiologia de 2011 (ECR 2011), realizado pela ESR, está com as inscrições abertas e o deadline para envio dos trabalhos é 31 de dezembro de 2010. Aqueles que estão com seus trabalhos prontos acelerem que ainda há tempo. O ECR juntamente com o RSNA, estão entre os melhores e mais prestigiados eventos da área de radiologia. Esse ano a forma de preenchimento dos resumos está menos complicada do que na versão anterior.  Entretanto a quantidade de 250 palavras continua sendo um desafio grande para trabalhos densos. Boa sorte a todos.

AuntMinnie







O AuntMinnie é um site onde o leitor encontrará notícias, novidades, lançamentos de equipamentos, livros, cursos, diversos assuntos ligados à radiologia e imaginologia aplicada à medicina. Além de fóruns de discussões e novidades científicas dos periódicos mais conceituados é possível receber atualizações diárias das novidades e com isso manter-se informado das inovações das diversas áreas que permeiam a Física Médica.

Nova Sequencia para Angio RM sem contraste

Existe uma nova sequência chamada Native que é baseada na sequencia True Fisp, com que é possível de realizar p.ex. Angio das arterias renais sem contraste (veja imagem esquerda que fiz). A idéia desta sequência não é substituir a angio com contraste mais servir como complemento, p.ex. quando angio com contraste nao é indicado para o paciente devido hipersensibilidade ao gadolinio, ou qd há artefatos na imagem com contraste. Pra quem tem interesse em ler mais sobre a sequência aqui segue um link.
Thomas Döring




Modificações para 2011

Aos nossos queridos colaboradores, seguidores, amigos e colegas, o Blog Física Médica está passando por uma fase de modificações. Para 2011 teremos a presença de algumas páginas mais específicas e direcionadas para os temas de interesse, como já aparecem no site. Contaremos com a presença de mais alguns físicos que abraçaram o projeto (em ordem alfabética): Gustavo Tukamoto (radiodiagnóstico), Marcos Vinícius N. Nakandakari (radioterapia) e Thomas Martin Döring (ressonância magnética e pós-processamento de imagens). Esperamos ampliar nossos horizontes e o de vocês em 2011. 
Tadeu Kubo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um Próspero 2011!!!

O Blog Física Médica deseja a todos um excelente Natal e um próspero 2011! Que todos encontrem a saúde, paz, harmonia e perseverança para conquistar e superar a cada dia suas próprias expectativas. Que 2011 seja um ano de conclusões de dissertações, teses, fechamentos de artigos, desenvolvimento de  novas pesquisas e publicações em revistas de alto impacto (não seria nada ruim)! Obrigado a todos que têm contribuído de alguma forma com a ciência e a sua divulgação. Felicidades!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CDTN - Conferência Internacional

No mês passado na Conferência Internacional - Radiofármacos PET e suas aplicações realizada no CDTN - CNEN, foram abordados muitos temas interessantes. Dentre os tópicos, a utilização do PET/CT no planejamento radioterápico.  A aula ministrada pela física radioterapeuta responsável do  Hospital Sírio-Libanês e atual presidente da Associação Brasileira de Física Médica - ABFM, Cecília Kalil Hadad, foi excelente. Nesta oportunidade ela citou a revista Radiotherapy and Oncology que em sua edição de setembro, volume 96, Issue 3, Pages 275-356 (September 2010), foi dedicada ao planejamento radioterápico com PET/CT. (obs: dica valiosa para aqueles da área de medicina nuclear e radioterapia) O evento contou com a presença do Prof. Dr. Ramsey Badawi e do Prof. Dr. Mikael Jensen, que além de simpáticos, discutiram temas densos com uma didática impecável; o recém Prof. Dr. Marcelo Mamede da UFMG (antigo chefe do departamento de Medicina Nuclear do INCa) que apresentou a avaliação da eficácia terapêutica em oncologia; a física recém concursada do IPEN, Lorena Pozzo, que apresentou uma aula básica sobre quantificação em imagens; o Prof. Dr. Sridhar Nimmagadda do Johns Hopkins falou sobre as novas tendências em medicina nuclear e a pesquisa na área; dentre outros tão importantes como o Prof. Dr. Carlos Buchpiguel, chefe da medicina nuclear do HC da FM-USP.  
Com a UFMG adquirindo um PET/CT e a disponibilidade e proximidade da equipe do CDTN,  nos próximos anos teremos pesquisas pioneiras com a produção de novos radiofármacos (PET) e aplicações tal qual são realizadas nos grandes centros de medicina nuclear/imagem molecular pelo mundo.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"Insights of the decade and breakthrough of the year"

"Folha de São Paulo de 17/12/2010; Revista Science elege as maiores descobertas científicas da década e do ano. A primeira década do século 21 mudou completamente a forma de fazer ciência. Muito do que parecia ser impossível aconteceu, como o mapeamento completo do DNA de criaturas extintas há milhares de anos e a descoberta de centenas de planetas fora do Sistema Solar. A "Science", uma das mais importantes revistas da área, escolheu os destaques do período. Biotecnologia e genética dominam a lista."

RSNA Highlights 2011


O encontro do RSNA é o maior evento na área da radiologia mundial. Nesse encontro de 2010, além do lançamento oficial do primeiro PET/MR, efetivamente em um sistema único, o encontro foi marcado por uma grande discussão ao redor da imagem molecular. O ano de 2011 promete mais inovações e discussões ao redor desse tema. Os fabricantes e desenvolvedores baseiam-se principalmente na pergunta clínica e aplicações que os médicos, físico-médicos e engenheiros  vislumbram. Para isso, teremos até março para mostrar nossos trabalhos e aumentar o conhecimento científico mundial sobre "o que fazemos e para onde desejamos ir". Boa sorte a todos mas principalmente muita perseverança para finalizarmos os trabalhos! (deadline: 31 de março de 2011)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ressonância Magnética durante o parto!?

Um grupo de pesquisadores alemães criaram um equipamento de ressonância magnética que possibilita a realização de exames durante o parto. O aparelho consiste em uma ressonância magnética de campo aberto "adaptada" que possibilita o estudo do movimento fetal no canal da mulher durante o nascimento. Os pesquisadores acreditam que esse novo equipamento possibilitará um estudo em grandes detalhes do movimento fetal que poderá ajudá-los a entender o porquê de um grande número de mulheres precisarem submeter-se ao procedimento de cesariana. (material encaminhado por Luiz Machado)


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Gated inteiramente automático: Uma nova era PET?"

No volume 37:10 da Medical Physics, publicada em setembro desse ano, há a promessa de um novo tipo de algoritmo que aplicado à aquisição é possível realizar a função de extrair os sinais de respiração do senograma. Com esse tipo de técnica será possível adquirir as imagens e realizar a correção da respiração simultâneamente. Veja a conclusão (resumo): "PET data inherently contains information about patient motion; information that is not currently being utilized. We have shown that a respiratory signal can be extracted from raw PET data in potentially real-time and in a fully automated manner. This signal correlates well with hardware based signal for a large percentage of scans, and avoids the efforts and complications associated with hardware. The proposed method to extract a respiratory signal can be implemented on existing scanners and, if properly integrated, can be applied without changes to routine clinical procedures."

domingo, 5 de dezembro de 2010

I DO IMAGING

Para todos aqueles que trabalham com imagem ou pretendem desenvolver-se na área, existem divesos softwares disponíveis nas mais variadas plataformas. Apesar da variedade e disponibilidade, nem todos são gratuitos. Por essa razão, o nosso blog apresenta para aqueles que ainda não conhecem o I DO IMAGING um site em que estão reunidos e são classificados os softwares disponíveis para as plataformas MAC , LINUX e WINDOWS.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Siemens PET/MR

Para todos os médicos nucleares, físicos em medicina nuclear e radiologistas de plantão: A Siemens disponibiliza comercialmente o primeiro equipamento híbrido em que a ressonância magnética ( 3T) acoplada ao sistema PET (Positron Emission Tomography) viabiliza aquisições simultâneas. Parece que o mito dos problemas de inomogeneidade de campo acabaram para a criação dos mapas de atenuação.


18th International Conference on Medical Physics


The International Organization for Medical Physics (IOMP), the Latin American Association of Medical Physics (ALFIM) and the Brazilian Association of Medical Physics (ABFM) invite you to attend the 18th International Conference on Medical Physics: Science and Technology for Health for All - ICMP2011.

ICMP 2011 will be held in the city of Porto Alegre, Brazil, from April 17 - 20, 2011, hosted by the Physics School of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS).

Two joint events are planned to be held during ICMP 2011, with selected overlapping sessions: the XVI Brazilian Congress of Medical Physics (XVI CBFM) and the V Instrumentation and Medical Imaging Symposium (V SIIM), both traditional Brazilian events with medical physicists, physicians and biomedical engineers.