segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Interação de elétrons, fractais e Lichtenberg Figures


Esse post foge um pouco de radioterapia clínica, mas é bastante interessante e merece atenção! Existem vídeos e fotos bastante instigantes, de maneira que prendem a curiosidade do leitor.
Particularmente, procurarei mais informações sobre o tema, mas o que posso adiantar, é que esses blocos de acrílicos são irradiados com feixes de elétrons (doses altíssimas, da ordem de kGy!). Acontece que os elétrons do feixe ionizam os elétrons do acrílico, e por este ser um mau condutor, os elétrons ficam aprisionados e começam a criar campos elétricos internos, após um certo tempo, estes se tornam tão intensos que rompem ligações químicas dos átomos do acrílico (pelo minha compreensão, parecido com o fenômeno que ocorre no ar quando este é submetido a um campo elétrico maior que sua constante dielétrica). Então o caminho por onde se acumularam esses elétrons forma este padrão que lembra muito aquelas figuras de geometria fractal.
Enfim, aconselho fortemente vocês a visitarem o site que explica melhor. Há também vídeos bem legais sobre a confecção desses blocos. Vale a pena dar uma olhada!
Abaixo o link de um dos sites que achei que explica melhor o fenômeno:
http://205.243.100.155/frames/lichtenbergs.html#What


Nenhum comentário:

Postar um comentário