segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MERT ( Modulated Electron Radiotherapy ) para Boost em Câncer de Mama


Um grupo da McGill University (Canadá) desenvolveu um estudo dosimétrico comparativo entre campos diretos de elétrons, fótons (arc therapy, VMAT) e MERT obtido com sistema FLEC (Few-Leaf Electron Collimator) para Boost de pacientes com câncer de mama.
A técnica consiste em um sistema de 4 lâminas finas de cobre capazes de gerar feixes de intensidade modulada de elétrons limitadas a um tamanho quadrado de 8cmx8cm. Como pode-se ver na figura ao lado, o dispositivo é um aplicador semelhante ao tradicional de elétrons, e como a colimação é feita próxima ao paciente, a penumbra é menos pronunciada.
Os resultados obtidos mostram claramente que a técnica tradicional com campos diretos de elétrons perde para ambas VMAT e MERT.
Já entre a técnica de arcos dinâmicos de fótons contra a técnica com elétrons (MERT) as diferenças não são claramente conclusivas, o autor mostra que a técnica com elétrons consegue poupar mais irradiação de baixa dose em tecidos sadios e maior conformidade do volume a ser tratado, em contrapartida, a custos de aumento em doses altas no pulmão homolateral.O ponto é que nota-se mais uma opção para a prática da radioterapia com grande potencial, mas ainda não muito explorado.Vale a pena ler a matéria na íntegra, abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário