quarta-feira, 30 de março de 2011

Especialização Lato-Sensu no Centro de Ensino e Treinamento do IRD - Rio de Janeiro

O Centro de Ensino e Treinamento do IRD abre as inscrições, de 01/03/2011 a  20/05/2011, para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas. O curso está  estruturado com o objetivo de fornecer uma formação sólida aos profissionais da área através de conteúdos atualizados e ferramentas modernas de ensino. O curso compreende a formação interdisciplinar de caráter teórico e prático, abordando aspectos técnicos e científicos, assim como recomendações e normas nacionais e internacionais sobre proteção radiológica. Ao final do curso o estudante será capaz de atuar como agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos durante o mesmo.

O curso é gratuito e tem carga horária de 770 horas (de 20/06/2011 a 18/11/2011 em período integral) e é oferecido em parceria com a AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA - IAEA.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Deadline RSNA 31 de Março

O deadline para o RSNA, como já citado anteriormente,  é dia 31 de março às 12:00 pm, Central (Chicago) Time. Aqueles que estão por finalizar os trabalhos, comecem a submissão, pois dia 30 (Brasil), dia anterior ao deadline, normalmente "congestiona" a banda de transmissão. 
Boa sorte a todos!

domingo, 27 de março de 2011

Novo colaborador

Prezados leitores,

Com grande satisfação comunico que o Físico Médico Arthur Borgonovi contribuirá com seus conhecimentos de Ressonância Magnética e afins em nosso Blog. 


Seja bem vindo Arthur!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Avanços recentes em Física Médica

A Revista European Radiology, em sua edição do mês de março, publicou em um trabalho muito interessante sobre os avanços recentes em física médica. Este artigo mostra uma forte tendência à aplicação cardiológica das tomografias computadorizadas em modo de duas fontes e a ressonância de alto campo, 7T.

O PET/MRI funciona para detecção de tumores de cabeça e pescoço

 Pesquisadores alemães reportaram resultados promissores na utilização do sistema híbrido PET/MRI, para a detecção de tumores malígnos de cabeça e pescoço de acordo com um estudo publicado no European Society of Radiology.

quinta-feira, 24 de março de 2011

2011 Joint AAPM/COMP Meeting

A big welcome from The American Association of Physicists in Medicine (AAPM) and the Canadian Organization of Medical Physicists (COMP)! This year's joint program will be held in the new West expansion of the Vancouver Convention Centre. This breathtaking venue is in the heart of downtown, with the Gastown District, Stanley Park, and the natural splendor of sea and mountains as only British Columbia can offer.
The education program and professional program will offer a significant opportunity to gain practical knowledge on emerging technical and professional issues. The scientific program will feature the latest research in the physics of medical imaging and radiation therapy, including a major focus on the increasing integration on advanced imaging technologies in the guidance of medical therapeutics.

terça-feira, 15 de março de 2011

Breve histórico da Medicina Nuclear

A medicina nuclear iniciou-se com a descoberta da radioatividade natural por Henri Becquerel em 1896, seguido por Marie e Pierre Curie que em 1898 descobriram os elementos naturais radioativos. Apesar disso, foi o princípio do traçador proposto em 1913 por George de Hevesy, que fez com que essa modalidade médica fosse possível (Robilotta, 2006). Desde então a evolução computacional aliada ao desenvolvimento de novos sistemas de aquisição de imagens e instrumentação, viabilizaram a criação de sistemas como a tomografia por emissão de fóton único (SPECT) e tomografia por emissão de pósitron (PET). Atualmente os equipamentos mais modernos são híbridos, ou seja, integrados à tomografia computadorizada (CT) e até mesmo à ressonância magnética (RM) (Judenhofer, 2008)(mMR). No âmbito dos radiofármacos a utilização dos novos traçadores aliados a novos radioisótopos, têm contribuído também para a realização de terapias concomitantes com as pesquisas clínicas (Cremonesi, 2010).

(uma importante referência nacional de Física em Medicina Nuclear é a Prof. Dra. Cecil Chow Robilotta.  Dentre os diversos artigos sobre o tema, um deles trata sobre a "A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira", 2006. Nesse artigo há uma síntese da história da medicina nuclear até a data e uma abordagem do sistema PET. Atualmente podemos citar a PET/MRI como o mais recente avanço da área.)

Referências Bibliográficas
  • CREMONESI, M.;BOTTA, F.; DI DIA, A.; FERRARI, M.; BODEI, L.; DE CICCO, C.; ROSSI, A.; BARTOLOMEI, M.; MEI, R.; SEVERI, S.; SALVATORI, M.; PEDROLI, G.; PAGANELLI, G., 2010, “Dosimetry for treatment with radiolabelled somatostatin analogues. A review.”, Q J NUCLE MED MOL IMAGING, v.54, pp.37-51. 
  • JUDENHOFER, M. S.; WEHRL, H. F.; NEWPORT, D. F.; CATANA, C.; SIEGEL, S. B.; BECKER, M.; THIELSCHER, A.; KNEILLIG, M.; LICHY, M. P.; EICHNER, M.; KLINGEL, K.; REISCHL, G.; WIDMAIER, S.; RÖCKEN, M.; NUTT, R. E.; MACHULLA, H. J.; ULUDAG, K.; CHERRY, S. R.; CLAUSSEN, C. D.; PICHLER, B.J.; 2008, “Simultaneous PET-MRI: a new approach for functional and morphological imaging”, NAT MED, v.4, pp.459-465.   
  • ROBILOTTA, C. C.; 2006, “A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira”, REV PANAM SALUD/PAN AM J PUBLIC HEALTHY, v.20(2/3), pp. 134-142.

sábado, 12 de março de 2011

Artigo no New York Times sobre exposição de recém-nacidos é comentado pela AAPM

Um tema muito discutido é a "Image Gently". Além da redução da exposição à radiação de pacientes pediátricos, é importante que toda a equipe envolvida (médico, supervisor de proteção radiológica , físico médico, técnico de enfermagem, técnico e acompanhante) estejam alinhados quanto às técnicas  que serão aplicadas e ao procedimento correto de preservação tanto do paciente quanto do acompanhante. Recentemente o NY TIMES noticiou negligências de algumas instituições americanas:  
"“I was mortified,” he wrote on July 27, 2007. Worse, technologists had given the same baby about 10 of these whole-body X-rays. “Full, unabashed, total irradiation of a neonate,” Dr. Sclafani said, adding, “This poor, defenseless baby.”" 
 The Society for Pediatric Radiology

Na reportagem foram apresentados indícios de pouco preparo técnico e exigências mínimas discutidas tanto na matéria quanto na carta apresentada pela AAPM.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Curso online de física e formação de imagens por ressonância magnética

Dentro do veículo de informação que é a internet, há a oportunidade de pegarmos uma carona na formação e aprendizado das técnicas de ressonância magnética. Esse site contém informações de níveis básicos e intermediários para os interessados em explorar um pouco mais sobre a formação da imagem por MR. Com certeza agregará muito aos estudantes de física médica que começaram a desvendar os mistérios da MRI.