segunda-feira, 25 de abril de 2011

III Simpósio Internacional CDPI & Multi-Imagem de PET/CT em Oncologia: FDG e Outros Traçadores


No dia 7 de maio de 2011, no Rio de Janeiro, será realizado o III Simpósio Internacional CDPI & Multi-Imagem de PET/CT em Oncologia: FDG e Outros Traçadores. Este ano, conta com a presença do professor Stefano Fanti, da Universidade de Bolonha, Itália. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com Renata Queiroz através do e-mail marketing@cdpi.com.br ou pelo telefone (21) 2432-9155, ramal 9382. Maiores informações pelo site www.cdpi.com.br.

Simpósio Internacional de Ressonâcia Magnética Fetal

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Plataforma de testes em biofotônica recebe "luz verde" para estudos clínicos em humanos


A Guided Therapeutics (GI; Norcross, GA) recebeu aprovação do Institutional Review Board ( IRB) paracomeçar a testar sua tecnologia de detecção em seres humanos. Os testes serão realizados visando o diagnóstico de esôfago de Barrett (ou síndrome de Barrett), uma condição a qual acredita-se ser causada pelo refluxo ácido excessivo e que serve como um precursor para câncer de esôfago. O IRB também qualificou a tecnologia como possuindo "risco não significativa", considerando-a segura quando usada apropriadamente.

O novo produto para a detecção de esôfago de Barrett está sendo co-desenvolvido com a Konica Minolta Opto, Inc. (Tóquio, Japão) e baseia-se na tecnologia LightTouch da companhia, para detecção não invasiva do câncer cervical, que está em processo de aprovação do FDA.

Mark L. Faupel, CEO e presidente da Guided Therapeutics, Inc., diz que próximos marcos da empresa será o de concluir o desenvolvimento dos seus protótipos e iniciar o primeiro estudo clínico, o que eles esperam iniciar no segundo ou terceiro trimestre de 2011 .

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o câncer de esôfago encontra-se logo abaixo do câncer do colo do útero, com relação ao número de casos recém-diagnosticados. Novos casos de câncer de esôfago estão estimados em 410 mil em todo o mundo, com mais de 16.000 novos casos por ano e mais de 14.000 mortes somente nos EUA.

terça-feira, 12 de abril de 2011

1st World Congress on Gallium-68 and Peptide Receptor Radionuclide Therapy

"Entre 23 e 26 de junho de 2011, em Bad Berka, Alemanha, será realizado o 1º World Congress on Gallium-68 and Peptide Receptor Radionuclide Therapy (PRRNT), organizado pelo Departamento de Medicina Nuclear e o Centro PET/CT da Zentralklinik Bad Berka e o Institute of Nuclear Chemistry, Johannes Gutenberg University. Dirigido a químicos, médicos e pesquisadores com interesse em geradores, PET e Imagem Molecular, o congresso contará com palestrantes reconhecidos mundialmente. Também será realizado um “Hands-on Training Course” em 68Ge e 68Ga geradores. Informações e inscrições no site www.1stWorldCongress-Ga-68.de." SBBMN boletim

JPR 2011

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) organiza todos os anos a Jornada Paulista de Radiologia (JPR), que em 2011 acontecerá de 28 de abril a 1º de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, Brasil. Considerada o principal evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina e o quarto maior do mundo, a JPR recebe um número significativo de participantes de todos os estados brasileiros e também dos países vizinhos. Cerca de 12 mil pessoas, entre participantes, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes e outros, participaram do último encontro, realizado ao final de abril de 2010.

Rede social profissional

Prezados leitores,

Nos últimos tempos percebi que há um grande interesse de que sejam publicadas vagas de estágio e trabalho no nosso Blog. Entretanto, acredito que existam ferramentas melhores e mais aprimoradas. Sendo assim, não abriremos espaço para essas vagas, desde que a origem seja de pessoas conhecidas dos administradores. Peço desculpas e desde já indico o Linkedin, que é uma rede social profissional onde o leque de possibilidades está aberto.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dosimetria por gel

Fluorescent pattern in an RFCP gel
GEL DOSIMETRY

The ability to perform 3D imaging of dose distribution prior to treatment delivery could help meet the need for rigorous radiotherapy quality assurance.
One way to perform such monitoring is via polymer gel dosimetry - a method that's being developed by a team at the Technical University of Delft. The researchers have now published the first gel images showing the cross section, track and intersection of collimated X-ray beams; check out their results in Fluorescent gels image X-ray tracks

terça-feira, 5 de abril de 2011

Radioimunoensaio

Recentemente, deparei-me com uma técnica de aplicação da radiação ionizante que não tive contato durante a minha formação e acredito que a maioria não tenha, radioimunoensaio. Com uma breve pesquisa  através das ferramentas de busca disponíveis, é possível obter mais informações sobre a técnica e a aplicação. Basicamente consiste em marcar um material e avaliar o seu comportamento. O componente mais utilizado é o I-125, um velho conhecido daqueles que trabalham com radioterapia (braquiterapia) As quantidades utilizadas são aproximadamente 350 microcurie/mês (< 5 uCi por frasco) e são manipuladas por dois trabalhadores. Esses valores são muito pequenos para aqueles que trabalham com Medicina Nuclear, por exemplo. 


Avaliando a dose individual e a dose em extremidade, não chegam aos limites anuais de indivíduo do público (individual - público não tem valores para extremidades, apenas pele). Por isso, caso se deparem com situações como essa, recorram à CNEN-NN-3.01/001. Nesta posição regulatória encontrarão todas as indicações de que essa técnica não necessita de proteção radiológica, desde de que seus cálculos e as atividades sejam condizentes com as apresentadas.

Susceptibility Weighted Imaging

As sequências de pulso e pós processamento para imagens ponderadas em susceptibilidade são um assunto em alta no meio da ressonância. Segue um artigo interessante sobre imagens que refletem a influência da susceptibilidade em alto campo.

Human imaging at 9.4 T using T2*-, phase-, and susceptibility-weighted contrast: "

Abstract

The effect of susceptibility differences on an MR image is known to increase with field strength. Magnetic field inhomogeneities within the voxels influence the apparent transverse relaxation time T2*, while effects due to different precession frequencies between voxels caused by local field variations are evident in the image phase, and susceptibility-weighted imaging highlights the veins and deep brain structures. Here, these three contrast mechanisms are examined at a field strength of 9.4 T. The T2* maps generated allow the identification of white matter structures not visible in conventional images. Phase images with in-plane resolutions down to 130 μm were obtained, showing high gray/white matter contrast and allowing the identification of internal cortical structures. The susceptibility-weighted images yield excellent visibility of small venous structures and attain an in-plane resolution of 175 μm. Magn Reson Med, 2011. © 2010 Wiley-Liss, Inc.
"