terça-feira, 31 de maio de 2011

Reportagem da Folha.com "OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer"

"A radiação de telefones celulares pode causar câncer, anunciou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta terça-feira. A agência lista o uso do telefone móvel como "possivelmente cancerígeno", mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. A informação foi publicada no site CNN Health.
Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde." 

A reportagem na íntegra você encontra neste link e o acesso direto nos highlights do site da WHO (ou a versão impressa aqui).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Medicina Nuclear em Cardiologia - Encontro SBMN dia 21 de junho no Rio de Janeiro

 

Simpósio Internacional de Ressonância Magnética - 12 e 13 de agosto

Nos dias 12 e 13 de agosto a CDPI e Multi-Imagem realizarão o Simpósio Internacional de Ressonância Magnética (MRMI) no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Mário Henrique Simonsen. Para maiores informações acessem o site do evento.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alteração nas Posições Regulatórias da Norma CNEN 3.01

Posições Regulatórias referentes à Norma Nuclear NN-3.01 foram publicadas no D.O.U. em 10.05.2011. As Posições Regulatórias nº 001, 002, 003, 005, 006, 008, 010 e 011, foram revisadas quanto à redação e formatação de tabelas; a Posição Regulatória nº004 teve seu conteúdo revisado para evitar ambiguidade no entendimento do item 3.2 e foi incluído o item 3.3.3- Áreas livres;  a Posição Regulatória nº009 teve o título alterado, assim como o conteúdo do item 3.3 - Relatórios especiais, com relação ao prazo do envio do relatório à CNEN.

sábado, 21 de maio de 2011

Desenvolvimento em Sequências de pulso

Segue um artigo interessante mostrando como é vasto o campo para desenvolvimento em ressonância magnética. O último post da seção de MR havia mostrado a utilidade dos pulsos de inversão para supressão de matéria branca e CSF na investigação de esclerose múltipla. Este artigo mostra a possível utilização de quatro pulsos de inversão antes da aquisição da imagem para angiorressonância das artérias ilíacas.

Noncontrast MR angiography for comprehensive assessment of abdominopelvic arteries using quadruple inversion-recovery preconditioning and 3D balanced steady-state free precession imaging: "

Abstract

Purpose:

To develop a noncontrast magnetic resonance angiography (MRA) method for comprehensive evaluation of abdominopelvic arteries in a single 3D acquisition.

Materials and Methods:

A noncontrast MRA (NC MRA) pulse sequence was developed using four inversion-recovery (IR) pulses and 3D balanced steady-state free precession (b-SSFP) readout to provide arterial imaging from renal to external iliac arteries. Respiratory triggered, high spatial resolution (1.3 × 1.3 × 1.7 mm3) noncontrast angiograms were obtained in seven volunteers and ten patients referred for gadolinium-enhanced MRA (CE MRA). Images were assessed for diagnostic quality by two radiologists. Quantitative measurements of arterial signal contrast were also performed.

Results:

NC MRA imaging was successfully completed in all subjects in 7.0 ± 2.3 minutes. In controls, image quality of NC MRA averaged 2.79 ± 0.39 on a scale of 0–3, where 3 is maximum. Image quality of NC MRA (2.65 ± 0.41) was comparable to that of CE MRA (2.9 ± 0.32) in all patients. Contrast ratio measurements in patients demonstrated that NC MRA provides arterial contrast comparable to source CE MRA images with adequate venous and excellent background tissue suppression.

Conclusion:

The proposed noncontrast MRA pulse sequence provides high-quality visualization of abdominopelvic arteries within clinically feasible scan times. J. Magn. Reson. Imaging 2011;33:1430–1439. © 2011 Wiley-Liss, Inc.

"

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Double inversion recovery Sequence para supressão de CSF e SB

A sequência DIR (Double Inversion Recovery - Dupla Inversão -recuperação) usa no seu modulo de preparação dois pulsos de 180 com 2 TI's diferentes (em vez de um pulso) ajustados para suprimir substancia branca e substancia cinzenta.
Uma aplicação pode ser de identificar mais facilmente focos de doencas dedesmielinizantes (p.ex. placas em esclerose multipla).

sábado, 14 de maio de 2011

O colégio americano de radiologia (ACR) inaugura o registro de dose para tomografia cooomputadorizada (CT)


O Colégio Americano de Radiologia (ACR) anunciou o lançamento de um registro de índice de dose em CT que permite acompanhar e comparar a dose de radiação a partir de exames de imagem.
Os centros de imagens médicas podem agora apresentar as informações de dose anônimamemte para todos os exames de CT realizados, para o Índice de Registro de Dose (DIR), que lhes permitirá comparar os seus índices de dose com os obtidos por outras instalações de tamanho similar ou de mesma área geográfica. Os participantes também receberão feedbacks periódicos comparando seus níveis de dose para esses parâmetros, dando-lhes informações que poderão ser usadas para redução da dose de radiação despendida nas varreduras.
O DIR é um novo componente do Programa Nacional  do ACR para a Radiologia de Registro de Dados (NRDR). Para participar do novo registro, uma instalação faz sua matricula através do portal do NRDR. O software para esse fim, será instalado na unidade para enviar informações de dose a partir de um scanner de CT ou PACS para cada exame de tomografia realizado. Em seguida, os dados serão anonimizados e transmitidos para o registro. Relatórios periódicos serão fornecidos para a instalação através do portal NRDR, disse o ACR.
Copyright © 2011 AuntMinnie.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os programas de Física Médica deveriam contemplar a formação em pesquisa?


Um artigo interessante da Medical Physics discuti a necessidade da existência de um programa de pesquisa na formação dos físicos médicos. Os pontos de vista são bastante interessantes e demandam um pouco da nossa atenção. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dispositivo usando LEDs é a nova arma para a Terapia Fotodinâmica

A Photocure está desenvolvendo um tratamento não-cirúrgico, baseado na terapia fotodinâmica (TFD), que visa remover o vírus do papiloma humano (HPV) e tratar os precursores do câncer de cérvix (cólon do útero) de maneira mais eficaz.

O Cevira, que consiste na combinação de um medicamento e um dispositivo desenvolvido com a ajuda da Sagentia, proporciona um tratamento de TFD especificamente destinado a destruir o tecido infectado pelo HPV, assim como o tratamento de lesões pré-cancerosas no colo do útero, sem danificar o tecido saudável. Este é o primeiro tratamento de TFD que utiliza a tecnologia LED em um dispositivo auto-alimentado descartável, que pode ser implantado dentro de uma cavidade do corpo.
O Cevira contém uma fonte de luz LED que, em combinação com um determinado medicamento, inicia uma reação fotoquímica no tecido exposto. Totalmente integrado, o dispositivo de uso único é administrado por um ginecologista ou colposcopista e depois é deixado no local por até 24 horas, período durante o qual o paciente é capaz de deixar o hospital e continuar com as suas atividades diárias, antes de remover e eliminar o dispositivo naturalmente.

O Cevira foi aprovado pelo FDA para uso em testes clínicos de fase II. O teste vai investigar se esta forma avançada de TFD em pacientes com pre-câncer de colo de útero é de fato uma alternativa aos atuais procedimentos cirúrgicos, tais como a terapia a laser, excisão ou crioterapia. Tais procedimentos podem danificar o tecido saudável e causar problemas de saúde a longo prazo, incluindo infecções pós-cirúrgicas, redução da fertilidade e incapacidade de gestação.Este estudo também investigará a adequação do tratamento de pacientes com anomalias cervicais suaves. Esta nova abordagem poderá tornar-se uma alternativa para os pacientes, entretanto inúmeros e desgastantes exames de acompanhamento atualmente têm de ser executados.

O julgamento será realizado em vários centros de todos os EUA e Europa e está previsto para começar na primavera de 2011.

Enquete do Blog de Física Médica finalizada

Prezados leitores,
Finalizamos nossa enquete e infelizmente a adesão foi menor do que esperávamos. Apenas 18 pessoas opinaram sobre os temas que gostariam que fossem mais abordados. O resultado final foi:

Sendo assim, as áreas com maior procura serão ressaltadas. Caso desejem que outro tema seja abordado entre em contato conosco, seja através de comentários ou e-mail: blogdefisicamedica@gmail.com. Obrigado!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Avaliação dos custos para realização de controles de qualidade de radiofármacos marcados com [99mTc]tecnécio em serviços de medicina nuclear no Brasil


A RDC 38 e 63, serão exigidas em breve e há a necessidade de se adequar às mudanças propostas. Diversas instituições se questionam quanto ao custo agregado a essas mudanças. Recentemente um artigo publicado em fevereiro de 2011 ilustra os gastos e as implicações no cenário brasileiro.

Comemoração do Dia do Físico 19 de Maio


Em comemoração ao Dia do Físico, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ - Rio de Janeiro, realizará no dia 19 de maio uma seção de palestras sobre empreendedorismo e efeitos biológicos das radiações ionizantes. Inscrições gratuitas pelo e-mail: diadofisico@gmail.com