quarta-feira, 29 de junho de 2011

Médicos pedem menos tomografias para evitar radiação

Médicos brasileiros estão reduzindo os pedidos de tomografia e substituindo o exame por outros que não emitem radiação ionizante, como o ultrassom e a ressonância magnética.

A iniciativa, confirmada pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), ocorre após estudos recentes revelarem que até 2% dos cânceres nos Estados Unidos são resultantes das irradiações da tomografia computadorizada.

Também está em discussão na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a revisão de uma portaria de 1995 que regulamentou a radiologia no Brasil.

A nova versão do documento vai estabelecer o limite de radiação que os pacientes devem receber em um exame radiológico.

Agradecimentos: Paula Duarte Correia


http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/934875-medicos-pedem-menos-tomografias-para-evitar-radiacao.shtml


terça-feira, 28 de junho de 2011

DOSIMN 2011

 
A segunda edição do Simpósio de Dosimetria Interna Aplicada à Medicina Nuclear (Dosimn 2011) será realizada no Park Hotel, zona sul do Recife, um dos pólos turísticos de Pernambuco. De 13 a 16 de setembro, o evento ocupará o Salão Montanha Russa e o Salão Carrossel.

No primeiro, ocorrerá a maioria das atividades do Simpósio como as sessões de abertura e encerramento, além das plenárias e mesas-redondas. No segundo, haverá os cursos pré-evento durante todo o dia 13 e a sessão de pôsteres na tarde do dia 15.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Serviço Móvel de Tomografia


Novidade para a saúde do Rio de Janeiro: os moradores de todas as regiões do estado contam agora com o serviço móvel de tomografia computadorizada.
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil investiu cerca de R$3 milhões no novo serviço, que será oferecido ao usuário do SUS gratuitamente. A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico baseado na emissão de raios X. O serviço funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
O tomógrafo será operado por médicos radiologistas, com especialização na área. O resultado do exame ficará com a prefeitura, que será responsável por entregá-lo ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/2011/06/06/servico-movel-de-tomografia-em-belford-roxo/