terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pesquisa Clínica



A Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) acredita que vários investigadores e profissionais ligados à pesquisa biomédica em seres humanos têm a clara visão da importância da pesquisa clínica como instrumento de desenvolvimento, melhoria na forma de tratar nossos pacientes, traduzindo-se em uma ferramenta essencial para a conquista de mais alternativas quando se busca a inovação na área da saúde. Vários desses profissionais da saúde têm uma vivência suficiente para entender que as normas e orientações dos órgãos reguladores, particularmente o sistema CEP-CONEP, podem ser melhoradas ou atualizadas quando se almeja avançar no processo de aprovação de projetos de pesquisa, independentemente da fonte de financiamento, e dar maior proteç&at ilde;o ao sujeito da pesquisa. 


Preservando os princípios inalienáveis e indiscutíveis da ética em pesquisa biomédica, sabemos que podemos aperfeiçoar o sistema vigente, tornando-o mais efetivo na avaliação destes projetos, ampliando as possibilidades de retorno dos conhecimentos adquiridos, tanto para o sujeito como para a sociedade. Se você tem alguma contribuição a dar para que haja avanços neste caminho, a hora é agora: o Conselho Nacional de Sáude, no dia 12 de setembro de 2011, publicou a Consulta Pública nº 3 para que sejam apresentadas sugestões relativas à proposta de Revisão da Resolução CNS n° 196, de 10 de outubro de 1996. Pela relevância da matéria, recomenda-se a sua ampla divulgação, a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento, sendo esse o motivo principal de minha comunicação ao colega.As propostas ou sugestões podem ser feitas por um indivíduo, um grupo ou por associações estabelecidas e deverão ser encaminhadas até 10 de novembro de 2011à Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde de três formas distintas: 

Por carta: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo, Ala B, 1º andar, Sala 104 CEP 70058-900 - Brasília-DFPor Fax: 61.3315-2414 / 3315-3839 

Via página eletrônica: siteClique em “cadastro” e insira seus dados (e-mail e senha) ou cadastre-se;Clique em “escolha da consulta”;Clique em “Proposta de Revisão da Resolução 196”;Clique em “contribuir”;Localize o parágrafo para o qual você queira contribuir e clique no ícone “contribuir” à direita da tela;Insira suas sugestões.A SBMF já fez sua contribuição a esse processo e o documento final enviado ao Conselho Nacional de Saúde pode ser acessado através do endereço www.sbmf.org.br/CPRes196_96
Temas como fortalecimento, treinamento, financiamento, fiscalização, auditoria e autonomia dos CEPs além da descentralização do sistema CEP-CONEP são elementos importantes para o aprimoramento do processo ético de aprovação de pesquisas envolvendo seres humanos e necessitam de nossa participação.Agradecemos, desde já, sua atenção.


Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica

II Curso de atualização técnica em Medicina Nuclear

Boletim SBMN 24/10/2011
 
São Paulo
Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2012, a SBMN realiza o II Curso de Atualização Técnica em Medicina Nuclear, dirigido a biomédicos, tecnólogos, físicos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais da saúde. Em breve, mais detalhes e abertura das inscrições.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

E viva a interdisciplinaridade!!

http://www.medimaging.net/?Itemid=294737537&option=com_article

Com novo equipamento é possível administrar um tratamento de radioterapia e ao mesmo tempo adquirir imagens de MRI. Nova técnica esta sendo desenvolvida em Los Angeles , UCLA, and Jonsson Comprehensive Cancer Center, JCCC.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Qualidade de Feixes de fótons sem Filtros Aplanadores







Artigo bem interessante mostrando a possibilidade de se usar aceleradores clínicos sem filtros aplanadores e quais as implicações dosimétricas desses feixes.

Controle de Qualidade para dois tratamentos IMRT de cabeça e pescoço, primeiro com filtro aplanador e segundo sem filtro. Função gama (3%,3mm) DTA.

Ver artigo completo em:


http://scitation.aip.org/getpdf/servlet/GetPDFServlet?filetype=pdf&id=MPHYA6000038000003001280000001&idtype=cvips&prog=normal&bypassSSO=1

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atualização: ICRU-85 Fundamental Quantities And Units for Ionizing Radiation

Novo ICRU-85. Grandezas fundamentais e unidades utilizadas em Radiações Ionizantes.
Bem legal até mesmo para quem ainda está na faculdade, ou prestando provas, pois tem todas definições com unidades formais bem escritas e resumidas. E pra quem atua na área é sempre bom dar uma atualizada.
Vale a pena conferir!

http://db.tt/bnBJFOPB

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VAGA PARA FÍSICO EM VARGINHA-MG

Prezados,

Há uma vaga para físico em um serviço de medicina nuclear, tanto pra radioproteção como para procesamento de imagens PET em Varginha-MG. Interessados entrem em contato com eduardo.cheade@gmail.com.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Shorter radiation course for prostate cancer is effective in long-term follow-up

http://www.expertclick.com/NewsReleaseWire/Shorter_radiation_course_for_prostate_cancer_is_effective_in_longterm_followup,201137797.aspx
Neste exato momento está sendo realizado em Miami a ASTRO, na qual o presidente do departamento de oncologia da universidade de medicina de Miami, Alan Pollack, apresentou um trabalho mostrando um controle efetivo do câncer de próstata utilizando um tratamento de IMRT hipofracionado para casos de câncer de próstata de risco intermediário e alto.