terça-feira, 6 de março de 2012

O Elétron na Radioterapia - Curso de atualização à distância



Objetivo: Promover a cultura de segurança nas instituições que usam a radiação para tratamentos de câncer por meio da execução de testes de segurança e controle de qualidade dos equipamentos, levando em consideração os riscos que envolvem a equipe, o paciente e a população.
Ementa: Definições e história da descoberta do elétron; processo de produção de feixes de elétrons; tratamentos associados às diversas patologias oncológica; instrumentação de dosimetria para uso em feixes de elétrons; calibração da câmara de placas paralelas; caracterização da energia dos feixes de elétrons; calibração do feixe de elétrons; teste de controle de qualidade, acidentes em radioterapia.
Público-alvo: Físico-médicos (profissionais ou pós-graduandos) que atuem na Radioterapia, com vinculação a instituições que possuam aceleradores que produzem feixes de elétrons e câmara de ionização de placas paralelas.
Carga horária total: 40 horas
Duração do curso: 2 meses
Coordenação do curso: Anna Maria Campos de Araújo
Roberto Salomon de Souza
Período de inscrição: 01 a 16 de março de 2012
Vagas oferecidas: 25 vagas
Pré-requisito(s): Ser físico-médico (profissionais ou pós-graduandos) e atuar na Radioterapia, com vinculação a instituições que possuam aceleradores que produzem feixes de elétrons e câmara de ionização de placas paralelas.
Documentos necessários:
· Comprovante do pré-requisito (certificado ou declaração) - cópia autenticada;· Curriculum Vitae (resumido);· Carta de apresentação original, em papel timbrado, com a autorização da chefia do serviço garantindo ao profissional a realização das atividades práticas previstas no curso. Tal carta deve conter as seguintes informações adicionais sobre os equipamentos:
    • Acelerador - fabricante, modelo, energias de elétrons;
    • Conjunto Dosimétrico - eletrômetro: fabricante e modelo / câmara para elétrons: fabricante e modelo;
    • Fantoma - dimensões externas
Período de entrega de documentação: Somente serão aceitos documentos enviados por SEDEX, com postagem dentro do período de inscrição.
Endereço:Secretaria Acadêmica / SECAD
Rua Marquês de Pombal, 125 - 3º andar
20230-240 - Centro - Rio de Janeiro- RJ
Critério(s) de seleção: A seleção será feita de acordo com o cumprimento das exigências de pré-requisitos e documentação, da análise docurriculum vitae e da ordem de chegada da solicitação de inscrição.
Data do resultado de seleção: 23 de março de 2012
Período de realização do curso: 01 de abril de 2012 a 31 de maio de 2012
Avaliação: Será informada no 1º dia de aula
Critério(s) para certificação: Farão jus ao certificado de conclusão do curso os discentes que cumprirem os critérios de avaliação (entrega de todas as atividades e conceito maior ou igual a C).
Informações:
Coordenação de Educação (CEDC)
Rua Marquês de Pombal, 125 - 3º andar
20230-240 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-6021
E-mail: secad@inca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário