quinta-feira, 8 de março de 2012

UFMG inaugura Centro de Magneto-Ressonância

Será inaugurado, nesta sexta-feira, 02 de março, às 14h, na Escola de Engenharia da UFMG, o Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto-Ressonância (CTPMAG), primeiro do Brasil a possuir um scanner de magneto-ressonância de 4,7 Teslas (iMR4,7), um dos mais potentes equipamentos de magneto-ressonância em funcionamento na América Latina.

Dedicado ao uso em animais de pequeno porte o scanner propicia a obtenção de imagens estruturais de altíssima resolução; bem como o registro dinâmico e funcional de processos que ocorram em poucos segundos, através de imagens de menor resolução. Uma das inovações trazidas pelo CTPMAG é a possibilidade de realizar estudos in-vivo com pequenos animais, por meio de imagens não invasivas.
Segundo o professor do Instituto de Ciências Biológicas Márcio Moraes, animais anestesiados podem ser submetidos ao aparelho de iMR4,7, no intuito de monitorar suas condições fisiológicas sem que, com isso, sofram consequências maiores para sua saúde. “É possível, por exemplo, visualizar o que acontece no cérebro dos animais sem injetar contraste”, explica.
Além disso, o CTPMAG proporciona a obtenção de imagens de minerais, envelhecimento de blocos de concreto, tensão superficial em fluidos, interação entre materiais, estudo de soluções e suspenções, aderência do petróleo em rochas, entre outros vários usos.

Parceria
A criação do CTPMAG é fruto da parceria entre pesquisadores da UFMG e do Neuroimaging Research Group, do King’s College London, que culminou na doação do aparelho de iMR4,7 à UFMG.

O Centro reúne pesquisadores de diversos departamentos acadêmicos da universidade e a utilização do scanner pode atender a demanda de diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Biologia, Geologia, Engenharia, Física e Química.
Mediante contrato para desenvolvimento de projetos, o CTPMAG poderá ser utilizado por alunos e pesquisadores vinculados à UFMG, a Instituições de Ensino e de Pesquisa de todo o Brasil, ou por profissionais e pesquisadores de empresas públicas e privadas.
(Assessoria de Imprensa da UFMG)

matéria sugerida por: Polyanna D. S. Aguiar - Aluna do Curso de Tecnólogos - UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário