terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual a ajuda que a física pode trazer a medicina?

Possuo um amigo que trabalha em um grande hospital em São Paulo e ao ajudá-lo a responder uma pergunta feita por um paciente ("Qual a ajuda que a física pode trazer a medicina?"), a minha resposta acabou sendo publlicada no blog do hospital. Compartilho aqui a publicação (segue o link) e deixo o espaço aberto para complementações.


Que contribuições a física trouxe para a medicina?

Várias. A começar pela área de diagnóstico por imagens, vemos que diversas modalidades utilizadas hoje pela medicina são fundamentadas em princípios físicos, como por exemplo, a ultrassonografia US (aplicação de ondas mecânicas, efeito doppler), tomografia computadorizada CT (raios-x), imagens por ressonância magnética MR (fenômeno de ressonância magnética), tomografia por emissão de pósitrons PET (aplicação de física nuclear, antimatéria), medicina nuclear SPECT (decaimento radioativo), eletroencefalografia e eletrocardiografia (detecção de correntes elétricas), e tantos outros.
Na área de tratamento, temos exemplos como a radioterapia (utilização de radiação para tratar o tecido tumoral), a aplicação do laser na oftalmologia, ablação de tecido por radiofrequência, litotripsia (fragmentação de cálculos renais por ondas de choque). Temos ainda, os desfibriladores (descarga de energia elétrica), os estimuladores magnéticos transcranianos TMS (despolarização e hiperpolarização de neurônios por indução eletromagnética) e outros.
Cada vez mais a física ajuda a medicina, seja no diagnóstico mais precoce e preciso de doenças, seja em um tratamento mais efetivo e com menos efeitos negativos para o paciente. Esta "parceria" entre áreas do conhecimento tem dado frutos como novos tipos de tratamentos (fotoquimioterapia) e ajudado a entendermos melhor nosso cérebro com técnicas como a ressonância magnética funcional fMRI. Não há como prever hoje como as descobertas afetarão a medicina no futuro, mas tempos atrás, ninguém correlacionava radiação com tratamento ou ressonância com imagem.
A melhor resposta para "Qual a ajuda que a física pode trazer para a medicina?" é "Aquela que a medica não pode progredir sem".
10/4/2012 12:32 | Arthur Felipe Borgonovi, físico médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário