sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ressonância magnética funcional - Aniversário de 20 anos!

A vinte anos atrás saiam os primeiros artigos de fMRI, uma técnica de importância cada vez maior no ramo cientifico e hoje querendo começar a dar seus passos no mundo clínico. Saiu um artigo interessante na Nature falando um pouco da historia e da técnica em si, pontuando conquistas e desafios, discutindo um pouco sobre o futuro.

Se você possui familiaridade com a técnica tanto no ramo acadêmico quanto no ramo aplicado, deixe aqui sua experiência e sua visão sobre o método. Se simplesmente quiser saber mais, deixe aqui sua pergunta, e celebremos este avanço no mundo cientifico. Segue a referencia da Nature:
Brain imaging: fMRI 2.0:
Brain imaging: fMRI 2.0
Nature 484, 7392 (2012). http://www.nature.com/doifinder/10.1038/484024a
Author: Kerri Smith
Functional magnetic resonance imaging is growing from showy adolescence into a workhorse of brain imaging.



Cheers!

2 comentários:

  1. Muito boa a notícia e o site. Há 15 anos atrás tentávamos realizar a RMf Motora no Hospital Moinhos de Vento após termos recebido um upgrade de um equipamento GE Horizon 1,5T (5x). A grande novidade era a sequência EPI e a possibilidade de realizar RMf e difusão. Só para registro, o FOV utilizado era de 40 cm pois havia um forte artefato N/2. Tenho imagens da época. Abraço, Mazzola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Mazzola, e pensar que hoje com aquisição paralela quase não lembramos mais do nosso colega Nyquist. Tenho amigos no Hospital das Clínicas que me contam que quando a GE forneceu o "ramp sampling" (aquisição durante a rampa do gradiente) os dados de QC para fMRI foram pro espaço. Tudo isso faz parte do desenvolvimento de uma nova tecnologia.Seria interessante se vc pudesse fornecer alguma imagem da época para mostrarmos para os mais novos como foi o começo desta jornada. Abraços!

      Excluir