segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE - FÍSICA MÉDICA

fonte: e-mail


Prezados Colegas,


Recebemos o comunicado oficial que a área de Física Médica poderá participar dos atuais programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde estabelecidos pelos Ministérios da Saúde (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES) e da Educação (Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS). 



Essa decisão foi fruto de várias gestões e encaminhamentos organizados pela ABFM junto aos Ministérios, com a colaboração de representantes de várias Universidades e Hospitais com tradição na formação de Físicos Médicos.



Para termos sucesso na implementação oficial dos programas de Residência em Física Médica juntos aos Ministérios, é importante que cada Instituição organize e submeta com URGÊNCIA seu projeto. O prazo para submissão oficial das propostas se esgota no próximo dia 30/09/2012, conforme Edital 17 e sua prorrogação (arquivos anexos). 



Alguns colegas que participaram da última reunião em Brasília (04/07/2012) estão recebendo ligações dos Ministérios e/ou o e-mail abaixo, com informações de como encaminhar os projetos. 



Para facilitar a estruturação e submissão dos projetos, algumas recomendações:
1) estruturar os projetos conforme modelo (arquivo anexo);
2) há ótimas referências da IAEA sobre formação clínica em serviço nas 3 áreas tradicionais da FisMed que podem ajudar na elaboração do projeto pedagógico (arquivos anexos);
3) sempre que possível, reunir em um único projeto todas as iniciativas de formação de residência da Instituição na área de Física Médica;
4) procurar incluir eixos de formação transversais, envolvendo a formação existente na residência multiprofissional de outras profissões da área da saúde (não-médica);
5) além da instituição executora (hospital), há necessidade da participação de instituição formadora (instituição de ensino - universidade, p.ex.) e dos gestores (municipal, estadual ou federal);



Reforço a todos que divulguem ao máximo essas informações para que haja oportunidade de participação no Edital do maior número de Instituições com programas já em funcionamento ou que tenham interesse em implementá-los. 



Lembro que todas as submissões devem satisfazer as exigências dos atuais programas de Residência Multiprofissional dos Ministérios, seja na capacidade de recursos humanos competentes, seja na infra-estrutura instalada.



Espero que tenham sucesso na submissão dos projetos!



Grande Abraço,
Marcelo Freitas

--
Marcelo Baptista de Freitas, Prof. Dr.
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Escola Paulista de Medicina - EPM
Exatas em Saúde - GRICES/DIS Rua Botucatu, 862 - Térreo - Vila
Grupo Interdisciplinar de Ciência s Clementino 04023-062 - São Paulo/SP - Brasil
11 5576-4843 (VoIP:1589)
Tel:
Conforme contato telefônico, venho por meio deste solicitar que os representantes das Instituições que estiveram presente na Reunião do dia 04/07/2012 referente à “Implementação dos Programas de Residência em Física Médica no País” acessem o sistema SIG-RESIDÊNCIAS  (www.saude.gov.br/sigresidencias) do Ministério da Saúde para a realzação do cadastro do Programa de Residência em Física Médica. O cadastro deve ser realizado por meio do Edital 17 (Residência Multiprofissional), no qual será incluso um campo para área de Física Médica.
Atenção: O Sistema só estará disponível para o cadastro dos Programas no SIG RESIDÊNCIAS  a partir do dia 18/09/2012.
Solicita-se também que sejam enviadas DUAS CÓPIAS DO PROJETO via correio, sendo:
*01 CÓPIA DO PROJETO PARA:
A/C
Equipe Pró-Residência (Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde) - Edital nº 17
Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício sede, 7º andar, sala 725. CEP: 70058-900 - Brasília  DF.

E

*01 CÓPIA DO PROJETO PARA:

A/C
Equipe de Residência Multiprofissional em Saúde
Departamento da CGHURS/ SESU/MEC
Esplanada dos ministérios ,Bloco L, Edifício sede,3ª andar sala 301.
CEP: 70047-900

ps: Aqueles que necessitarem dos arquivos entrem em contato que encaminharei os documentos (blogdefisicamedica@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário