segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Primeiro Workshop Nacional sobre Proteção Radiológica em Cardiologia Intervencionista

 
 (Image from Mayo Clinic Interventional Cardiology)
 No marco do Projeto BRA 9056, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2012, será realizado no Hospital Bandeirantes em São Paulo, oPrimeiro Workshop Nacional sobre Proteção Radiológica em Cardiologia Intervencionista”.
O projeto BRA 9056, “Supporting national assessment of quality control and radiation protection in interventional cardiology departments”, é parcialmente financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), com a participação de 6 contrapartes nacionais além do Centro de Física Médica do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (SEFRI/IRD) eda Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O projeto visa contribuir para a otimização das doses ministradas a pacientes e profissionais durante procedimentos cardiológicos intervencionistas, assim como elaborar programas de treinamento e de formação em proteção radiológica para profissionais da área de cardiologia intervencionista. O grupo está participando ativamente junto à SBHCI para incluir a proteção radiológica como um aspecto altamente relevante dentro das práticas em cardiologia intervencionista.
O Workshop será direcionado para profissionais decardiologia intervencionista (médicos, enfermeiros, técnicos, tecnólogos) e para físicos médicos que atuam em radiodiagnóstico.Conta com a presença de um especialista estrangeiro da IAEA e professores destacados na área. Os participantes poderão discutir aspectos de proteção radiológica, dosimetria e controle de qualidade em cardiologia intervencionista.Serão realizadas também aulas práticas em sala de hemodinâmica, diferenciadas para físicos e profissionais da saúde. Para físicos médicos, serão apresentados testes de controle de qualidade e procedimentos de caracterização dos equipamentos. Na aula prática para médicose enfermeiros serão discutidosaspectos práticos de proteção radiológica em situações reais dentro da sala de hemodinâmica.
O evento conta com o patrocínio do Hospital Bandeirantes, e ocorrerá nas suas dependências,em São Paulo.O número de inscrições é limitado. Algumas palestras serão ministradas em espanhol. Maiores informações sobre o workshop e as inscrições poderão ser obtidas pelo e-mail: workshopci.sp@gmail.com

Programa do Workshop
Quinta feira, 8 de novembro: A física e a cardiologia intervencionista. Público: Físicos, Técnicos e Tecnólogos.
Sexta feira, 9 de novembro: A cardiologia intervencionista e a proteção radiológica. Público: Médicos, Enfermeiros.
Sábado, 10 de novembro: Aulas práticas para ambos os grupos.


fonte: e-mail do grupo radioproteccíon

Nenhum comentário:

Postar um comentário