quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Perfusion MRI - ASL and DCE - Brace yourselves, a White Paper is coming

 
 
Recebi pela GetInsideHealth (detentora dos direitos dos vídeos deste post) uma noticia que me deixou muito animado. Serão publicados dois White Papers sobre Perfusão em MR, um com foco em ASL (Arterial Spin Label) e outro com foco em DCE (Dynamic Contrast Enhacement).
 
Por que da animação?
 
Bem, valores como CBF (cerebral blood flow) podem ser extraídos pela técnicas de perfusão (no caso de ASL quantitativo) e são importantes pois podem ser correlacionados com o grau do tumor ou ajudar a diferenciar radionecrose de metastases. A técnica de DCE geralmente retorna um valor de permeabilidade, que esta relacionado com quebra de barreira provocada pelos tumores no cérebro, e consequentemente ajuda na caracterizacao dos mesmos.
 
Vista a importância destas técnicas, todos os esforços relacionados com o esclarecimento sobre como os métodos funcionam são bem vidos. Também e' esperado que neste tipo de paper alguns padrões apareçam (mencionando tanto detalhes técnicos como valores utilizados nos protocolos clínicos), e  desta maneira os médicos referencistas (aqueles que pedem o exame) terão mais conhecimento para pedir o exame adequado e os radiologistas mais confiança para sugerir o diagnóstico.
 
No primeiro video temos Prof. Xavier Golay , MR physics no Institute of Neurology na University College London, UK.
 
 


No segundo video temos Mattias van Osch, Associate Professor no CJ Gorter Center for high-field MRI na Leiden University Medical Center, em Leiden, na Holanda.

 
Gostou dos vídeos? Não gostou? Não faz a minima ideia do que e' ASL ou DCE? Deixe ai seu comentário! A ideia e' interação, disseminação e construção de conhecimento, portanto, dont be shy!
 
Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário