sábado, 1 de dezembro de 2012

PET/CT + RM = Trimodality Imaging



A pesquisa na área de Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico tem levado a técnicas cada vez melhores e mais precisas em diagnóstico por imagem. De forma não invasiva, pode-se não tão somente avaliar a anatomia e a fisiologia de órgãos de interesse médico, como também a fusão destes dois aspectos. 

Com o SPECT/CT e PET/CT, e agora também o PET/RM, a física médica contribuiu para a detecção precoce de doenças cardíacas, neurológicas e oncológicas. Mas o conhecimento na área não para de crescer. Atualmente, está sendo incluída nesse rol de híbridos a técnica trimodal PET/CT+RM

Com a fusão do contraste dos tecidos moles oferecido pela Ressonância Magnética, com a visão metabólica do PET e a referência anatômica precisa do CT, abriu-se um leque de novas e grandes possibilidades para o controle de doenças que afetam grande parte da população mundial, como as doenças arteriais coronarianas, tumores e as doenças neurodegenerativas. 


O que mais o futuro nos guarda em imagens híbridas? Não sei. Mas posso dizer que a inteligência humana na área da saúde está evoluindo rapidamente com a finalidade não só de prolongar a vida em longevidade, mas também acrescentar anos de vida com qualidade a inúmeros indivíduos e suas famílias.

Fonte: http://www3.gehealthcare.com/en/Products/Categories/PET-CT/PET_CT_and_MR_Trimodality_Imaging

Nenhum comentário:

Postar um comentário