segunda-feira, 30 de abril de 2012

Boletim SBBMN dia 30 de abril

30 de abril de 2012
Assembleia da SBMN na JPR
No dia 4 de maio de 2012, sexta-feira, às 17 horas, durante a JPR, a SBMN promove Assembleia Geral Ordinária para discutir com os sócios assuntos de interesse da Sociedade e da especialidade. Entre os temas está a discussão sobre o projeto de norma da Comissão nacional de Energia Atômica (CNEN), intitulado ‘Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Medicina Nuclear’.
JPR
Entre 3 e 6 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), acontece a Jornada Paulista de Radiologia, que conta com programação exclusiva de Medicina Nuclear, realizada nas salas 5 e 6, coordenada pelos médicos Celso Darío Ramos, Carlos Aimar Castilho Pin, Carla Rachel Ono e Guilherme de Carvalho Campos Neto. Informações e inscrições na JPR no site http://www.spr.org.br/jpr2012/.
Convite
A SBMN tem a honra de convidá-lo para jantar de confraternização do lançamento do livro de 50 anos da Sociedade, realizado em 5 de maio de 2012, sábado, às 21 horas, no Badebec Market Place (Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, piso térreo), em São Paulo (SP). A adesão deve ser feita até 4 de maio pelo telefone (11) 3262-5438, ou pelo e-mail sbmn@sbmn.org.br com Alessandra Gusmão. O valor do convite individual é R$ 35 e o traje, esporte fino.
Palestra sobre Tumores Neuroendócrinos
No dia 14 de maio de 2012, às horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo (SP), a SBMN promove a palestra “Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia”. Os palestrantes são os médicos Lisiane Nectoux Hilário, médica assistente da Nuclimagem na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e René Gansl, oncologista do CPO e do Hospital Albert Einstein. Vagas limitadas e inscrições gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.
Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde
No dia 25 de abril de 2012, ocorreu o movimento de alerta dos médicos e cirurgiões dentistas aos planos de saúde por remuneração e condições de trabalho dignas, que reuniu cerca de mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento contou com a participação de diversos representantes de entidades médicas, incluindo os doutores Celso Darío Ramos e Ricardo Brandão, respectivamente presidente e diretor de ética e defesa profissional da SBMN.
Sugira uma palestra
Até 13 de maio de 2012, os sócios da SBMN podem enviar sugestões de palestrantes e temas para o XXVI Congresso da SBMN, realizado em Salvador (BA), entre 11 e 14 de outubro de 2012. Atendendo a sugestões, neste ano, o Congresso contará com uma sessão na grade de Cardiologia Nuclear e outra na grade de Medicina Nuclear geral de palestras sugeridas por você, congressista ou sócio da SBMN. Se você desenvolveu um trabalho de pesquisa ou seu serviço se tornou referência em um determinado procedimento pouco realizado pela maioria ou ainda se você desenvolveu uma nova forma de adquirir ou analisar exames tradicionais e quer dividir com a comunidade de Medicina Nuclear do país, você não precisa esperar que alguém sugira seu nome, você também pode se candidatar! 
Envie sua sugestão para o e-mail cientifico@sbmn.org.br.
Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão
Nos dias 19 e 20 de maio de 2012, no Hotel Grand Plaza (Rua Leôncio de Carvalho, 201), em São Paulo (SP), a SBBMN promove o Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão. Este curso é uma variação do curso intensivo, porém focado em um único tema, com menor carga horária e com custo mais acessível. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem entrar em contado com a SBMN pelo e-mail sbmn@sbmn.org.br.
Conferência PET nas múltiplas visões
Nos dias 25 e 26 de maio de 2012, no auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes (Rua Antonio Carlos, 6.627, CDTN, prédio 41), no campus da UFMG, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear promove a Conferência PET nas múltiplas visões. Informações e inscrições no site http://www.cdtn.br/conferenciapet.
Curso Intensivo de PET/CT
Entre 19 e 22 de julho de 2012, no Hotel Grand Plaza (Rua Leôncio de Carvalho, 201), em São Paulo (SP), a SBBMN promove o 4º Curso intensivo de PET/CT. Dirigido a médicos nucleares, no curso são apresentados dos princípios de funcionamento do exame PET/CT até aulas específicas de cada uma das principais indicações do exame, com abordagem direta e objetiva, seguida de sessões práticas e interativas de interpretação de imagens e confecção de laudos de exames. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem entrar em contado com a SBMN pelo e-mail sbbmn@sbmn.org.br.
Entre 6 e 8 de setembro de 2012, em Brasília (DF), o CBR realiza o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3372.4544, e-mail radiologia@sbr.org.br e site www.cbr.org.br.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ressonância magnética funcional - Aniversário de 20 anos!

A vinte anos atrás saiam os primeiros artigos de fMRI, uma técnica de importância cada vez maior no ramo cientifico e hoje querendo começar a dar seus passos no mundo clínico. Saiu um artigo interessante na Nature falando um pouco da historia e da técnica em si, pontuando conquistas e desafios, discutindo um pouco sobre o futuro.

Se você possui familiaridade com a técnica tanto no ramo acadêmico quanto no ramo aplicado, deixe aqui sua experiência e sua visão sobre o método. Se simplesmente quiser saber mais, deixe aqui sua pergunta, e celebremos este avanço no mundo cientifico. Segue a referencia da Nature:
Brain imaging: fMRI 2.0:
Brain imaging: fMRI 2.0
Nature 484, 7392 (2012). http://www.nature.com/doifinder/10.1038/484024a
Author: Kerri Smith
Functional magnetic resonance imaging is growing from showy adolescence into a workhorse of brain imaging.



Cheers!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lançada Portaria 531 do Ministério da Saúde que dispõe sobre o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia


O Ministério da Saúde instituiu, por meio da Portaria nº 531, publicada em 23 de março de 2012 no Diário Oficial da União (DOU), o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM). De acordo com a portaria, o objetivo do programa é garantir a qualidade dos exames de mamografia oferecidos à população, para diminuir o risco associado ao uso dos raios X.
O programa, que já está em funcionamento, é aplicado a todos os estabelecimentos que realizam mamografia, sejam eles públicos ou privados.
De acordo com a norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deverá regular a obrigatoriedade das operadoras de planos de saúde somente contratar serviços de diagnóstico por imagem que realizam mamografia que cumpram integralmente o PNQM.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A estimativa para 2012, de acordo com o órgão, é de 52.680 novos casos no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de janeiro de 2013, só receberá recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da Agência Nacional de Saúde Suplementar os serviços que mensalmente avaliem a qualidade do exame.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CNEN 3.05 está em consulta pública!

normas
Projeto de Norma "Requisitos de Segurança e Proteção de Radiológica para Serviços de Medicina Nuclear ”.
As sugestões poderão ser dadas até 16.06.2012.
fonte: CNEN link

XVIICBFM - Prorrogado o Deadline!

Foi prorrogado o deadline para o Congresso Brasileiro de Física Médica que ocorrerá esse ano em Salvador!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

XIII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica - 2012



As inscrições estarão abertas até o dia 20/04 através do site:
http://www.fisica.ufmt.br/ebee2012/

A XIII EBEE tem como público alvo os estudantes de pós-graduação, os  recém-doutores e alunos de final de graduação dos cursos de Física,  Química, Biofísica e áreas afins que tenham como foco de interesse o  entendimento/estudo da estrutura eletrônica dos materiais.

Os temas que serão discutidos nesta escola incluem Spintrônica,  Sistemas Fortemente Correlacionados, Espalhamento, Semicondutores,  Transporte Eletrônico, Materiais orgânicos e estruturas biológica,  Informação Quântica, Nanomateriais, Catálise e Isolantes Topológicos.

Comitê Organizador

fonte: sbf

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Novo dispositivo móvel para detecção rápida de lesão cerebral


O dispositivo Handheld para imagens no infravermelho próximo permite uma rápida detecção de hematomas em pacientes com lesões cerebrais traumáticas.

Quando os acidentes que envolvem lesões cerebrais traumáticas ocorrem, o diagnóstico rápido seguido pelo tratamento adequado pode significar a diferença entre a vida (sem sequelas!) e a morte. Uma equipe de pesquisadores, liderada por Jason D. Riley, do departamento de Biofotônica Analítica e Funcional do U.S. National Institutes of Health, criou um dispositivo portátil capaz de rapidamente detectar lesões cerebrais, tais como hematomas, que ocorrem quando os vasos sanguíneos tornam-se danificados e sangue escoa para fora em tecidos circundantes onde pode causar inchaço significativo e perigoso.

Um artigo descrevendo o protótipo de prova da equipe foi publicado pela Optical Society (OSA), na revista Biomedical OpticsExpress. O dispositivo baseia-se no
movimento do instrumento, que utiliza um sinal no infravermelho próximo para a geração da imagem. O aparelho utiliza um detector de movimento para monitorar mudanças no volume de sangue na membrana mais exterior que envolve o cérebro e a medula espinhal.

Uma das principais aplicações para o dispositivo final será a rápida triagem de pacientes com trauma cranio-encefálico antes de usar técnicas de imagem mais caras e disputadas, como o CT e RMN. Nos casos em RMN e CT não estão disponíveis, tais como campos de batalha ou no local do acidente, a equipe acredita que a imagem por infravermelho próximo vai ajudar a determinar a urgência de transporte e tratamento do paciente, bem como fornecer um meio de monitoramento dos hematomas conhecidos à beira do leito ou no ambulatório.

Fonte: A hematoma detector – A practical application of instrumental motion as a signal in near infra-red imaging,” Biomedical Optics Express, Vol. 3, Issue 1, pp. 192-205 (2012).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual a ajuda que a física pode trazer a medicina?

Possuo um amigo que trabalha em um grande hospital em São Paulo e ao ajudá-lo a responder uma pergunta feita por um paciente ("Qual a ajuda que a física pode trazer a medicina?"), a minha resposta acabou sendo publlicada no blog do hospital. Compartilho aqui a publicação (segue o link) e deixo o espaço aberto para complementações.


Que contribuições a física trouxe para a medicina?

Várias. A começar pela área de diagnóstico por imagens, vemos que diversas modalidades utilizadas hoje pela medicina são fundamentadas em princípios físicos, como por exemplo, a ultrassonografia US (aplicação de ondas mecânicas, efeito doppler), tomografia computadorizada CT (raios-x), imagens por ressonância magnética MR (fenômeno de ressonância magnética), tomografia por emissão de pósitrons PET (aplicação de física nuclear, antimatéria), medicina nuclear SPECT (decaimento radioativo), eletroencefalografia e eletrocardiografia (detecção de correntes elétricas), e tantos outros.
Na área de tratamento, temos exemplos como a radioterapia (utilização de radiação para tratar o tecido tumoral), a aplicação do laser na oftalmologia, ablação de tecido por radiofrequência, litotripsia (fragmentação de cálculos renais por ondas de choque). Temos ainda, os desfibriladores (descarga de energia elétrica), os estimuladores magnéticos transcranianos TMS (despolarização e hiperpolarização de neurônios por indução eletromagnética) e outros.
Cada vez mais a física ajuda a medicina, seja no diagnóstico mais precoce e preciso de doenças, seja em um tratamento mais efetivo e com menos efeitos negativos para o paciente. Esta "parceria" entre áreas do conhecimento tem dado frutos como novos tipos de tratamentos (fotoquimioterapia) e ajudado a entendermos melhor nosso cérebro com técnicas como a ressonância magnética funcional fMRI. Não há como prever hoje como as descobertas afetarão a medicina no futuro, mas tempos atrás, ninguém correlacionava radiação com tratamento ou ressonância com imagem.
A melhor resposta para "Qual a ajuda que a física pode trazer para a medicina?" é "Aquela que a medica não pode progredir sem".
10/4/2012 12:32 | Arthur Felipe Borgonovi, físico médico

Concurso da Petrobras tem vaga para graduado em física

O edital do concurso 2012 da Petrobras conta com 05 vagas para físicos em polo nacional de trabalho.
As inscrições vão até 11 de abril pelo site da Cesgranrio

O edital está no link. Abaixo em destaque as especificações para o cargo de físico.



CARGO: GEOFÍSICO(A) JÚNIOR - FÍSICA
REQUISITOS: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado,
em Física, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES: Acompanhar, participar e executar atividades relacionadas a projetos e contratos de aquisição
geofísica, tais como avaliações, análises, processamentos, interpretações, parametrizações e atualização de banco de dados;
atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia geofísica e trabalhos relacionados ao cálculo de reservas.
REMUNERAÇÃO: Salário Básico de R$ 4.414,73 com garantia de remuneração mínima de R$ 6.883,05.

New MRI Technique Visualizes Phosphorus, Opens Potential for Hard Tissue Imaging

Novo método de imagem de MRI utilizando um átomo diferente do hidrogénio, possibilitando a visualização dentro do osso, por exemplo. Deixarei maiores explicações para o pessoal da ressonância magnética.

bone mri New MRI Technique Visualizes Phosphorus, Opens Potential for Hard Tissue Imaging

Abraços!

Petite Particle Accelerator: A Proton Gun For Killing Tumors


Since 1990, doctors have been regularly treating cancer patients using proton beams, which work similarly to radiation. Proton therapy is more precise, however, causing less harm to healthy surrounding tissues. Unfortunately, generating a proton beam requires a particle-accelerator facility that’s the size of an airplane hangar and costs more than $100 million to build. Thus, proton-beam therapy remains a rarity, with only 37 working facilities worldwide, 10 of which are located in the U.S. Just 10,000 people were treated last year, less than 5 percent of suitable patients.

Now scientists at the Compact Particle Acceleration Corporation in Livermore, California, are developing a 13-foot-long particle accelerator that costs about $30 million. Most accelerators use large magnets to generate the electromagnetic field that pushes charged particles. The magnets require 10-foot-thick concrete shielding and bulky hardware. CPAC’s prototype creates the electromagnetic field with electric lines, which don’t require massive shielding or large additional equipment. The new accelerator could be commercially available as soon as 2015.


http://www.popsci.com/science/article/2012-03/petite-particle-accelerator-proton-gun-killing-tumors

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Multiplexed EPI - Superfast MRI technology helps map human brain

Um dos maiores desafios em MR e' diminuir o tempo de aquisição, seja por motivos científicos / médicos (resolução temporal comparada a fisiologia), seja por motivos práticos (porque não podemos ter uma ressonância com a velocidade de uma tomografia?). Uma das maiores verdades em MR e' que e' preciso escolher entre qualidade e rapidez, dificilmente você conseguira os dois. Hoje li um artigo muito interessante sobre uma nova técnica chamada Multiplexed Echo Planar Imaging (segue o link para o artigo PLoS ONE - Multiplexed EPI e um link com uma reportagem com um dos cientistas envolvidos com o assunto). A tecnica ataca o problema de uma forma muito criativa e interessante, utilizando ao inves de apenas um pulso de excitacao, diferentes pulsos de excitação multibanda com um offset de frequência entre eles. A sequência se torna rápida quando dentro de um trem de EPI você adquire "m" echos de "n" lugares (simplificando muito...), gerando ao invés de 1 imagem "mxn" imagens.


                                             

quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Radiation Boom"

Recebi esta semana de um colega um link do The New Yok Times com o título "Radiation Boom".
Se trata de uma série de reportagens sobre o aumento das exposições médicas à radiação e suas novas tecnologias. A série consiste em 24 artigos publicados entre 2009 e 2011. Os artigos vão deste textos informativos até assuntos polêmicos, como um publicado em março de 2011 que mostrava fotos e "denunciava" casos de pacientes americanos que receberam doses em exames CT de crânio muito acima dos valores recomendados pela FDA.

A série de artigos "Radiation Boom" está disponível no site do The New Yok Times no link:
http://topics.nytimes.com/top/news/us/series/radiation_boom/

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ação do MPF quer que PET/CT seja obrigatório no SUS



A Procuradoria da República no Rio Grande do Sul ajuizou ação civil pública a fim de que a União seja obrigada a incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a tecnologia do exame de tomografia por emissão de pósitrons (PET-SCAN, também conhecido por PET-CT ou 18F-FDG PET), adotando as medidas necessárias para que seja disponibilizado a todos os usuários em tratamento de determinados tipos de câncer. No pedido liminar, requer que, no prazo de 30 dias, sejam adotadas medidas que possibilitem a realização do exame, pelo SUS, em pacientes com câncer de pulmão, esôfago, pele ou linfoma. A ação foi distribuída à 4ª vara da Justiça Federal em Porto Alegre.
De acordo com a autora da ação, procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros, “nenhum dos procedimentos diagnósticos atualmente disponibilizados pelo SUS consiste em alternativa ao PET SCAN. Além disso, a tecnologia, que não é nova, possui acurácia e segurança consolidadas.”
Conforme dados providos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se para este ano 518.510 novos casos de câncer na população brasileira, o que comprova um aumento significativo na demanda do próprio SUS. Parte da população afetada dependerá, para diagnóstico e tratamento, da realização do exame PET-SCAN, atualmente não disponibilizado aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Menos hospitalizações - Estudo mencionado na inicial da ação civil pública mostra que a disponibilização do exame PET-SCAN no SUS ostenta o potencial de reduzir custos e reduzir hospitalizações e intervenções cirúrgicas, já que permite ao profissional de saúde melhor avaliar o progresso do câncer. Estudo clínico feito em 50 pacientes com linfoma de Hodgkin em remissão completa não confirmada ou em remissão parcial mostrou que o uso do PET-SCAN dispensou a realização de biópsia cirúrgica em 23 deles, baixando os custos em 19% e evitando a submissão dos pacientes a um procedimento invasivo e associado a morbidez.
No entender da Procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros, a omissão do Ministério da Saúde em disponibilizar o PET-SCAN viola o direito fundamental à saúde, uma vez que impede que usuários do SUS em tratamento oncológico se utilizem de método diagnóstico que hoje é considerado imprescindível à boa prática oncológica clínica e que garante a tomada das melhores condutas no curso do tratamento.
O processo está na Justiça Federal sob o número 5016490-83.2012.4.04.7100.
Fonte: Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Apoio da SBMN: A diretoria da SBMN, em dezembro de 2011, foi consultada sobre a importância e a aplicação da PET/CT. O Dr. Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade, em carta à Procudora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros, listou a aplicação do procedimento e sua importância para o tratamento de pacientes com câncer.