quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ABFM no Facebook

+

Prezados Físicos Médicos e agregados,

A ABFM criou uma Fã Page que provavelmente será um importante canal de comunicação! Acessem a página, curtam e acompanhem as comunicações e publicações (link).

"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."
Leonardo da Vinci

Brasil vence Olimpíada Iberoamericana de Física 2012

Uma divulgação fora do escopo de física médica, mas importante para a valorização e disseminação da física no país. Parabéns!

fonte: sbf 

17ª edição do evento aconteceu em Granada, na Espanha, e terminou na semana passada.

OIBF2012_3Com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, o Brasil conquistou mais uma vez a primeira posição na Olimpíada Iberoamericana de Física.

A 17ª edição do evento aconteceu em Granada, na Espanha, entre 17 e 22 de setembro. “O Brasil participa desde 2000 e esta é a sexta vez que temos o primeiro lugar”, diz Euclydes Marega Jr., coordenador da Olimpíada Brasileira de Física e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Além das seis vitórias, o Brasil terminou em segundo lugar outras quatro vezes, o que mostra o bom desempenho dos alunos brasileiros.

Na atual edição, as láureas couberam a Ilo Pereira Sá Emerenciano (ouro), Victor Matheo de Sousa Fernanders (ouro), Luciano Drozda Dantas Martins (prata) e Liara Guinsberg (bronze). Os três meninos atualmente cursam o terceiro ano do Ensino Médio; Liara está no segundo ano.

Três estados brasileiros estiveram representados: Victor e Luciano são de Fortaleza, no Ceará, Ilo é de Recife, em Pernambuco, e Liara é de São Paulo, capital.

Além do bom desempenho, Marega Jr. destaca o importante aumento da presença feminina – com sucesso – em eventos olímpicos de física. “Neste ano, além da Liara, que conquistou o bronze na Iberoamericana, tivemos na IPHO [Olimpíada Internacional de Física] a Lara [Timbó Araújo], de Fortaleza, que foi a primeira garota a ganhar medalha pelo Brasil na IPHO.”

Os resultados sedimentam duas crescentes conquistas no ensino de física: o aumento da presença do sexo feminino e o alto nível de competitividade dos alunos brasileiros com relação aos do exterior.

E a Olimpíada Iberoamericana de Física tende a crescer em importância e representatividade nos próximos anos. “Neste ano foi discutida a participação dos países da África de língua portuguesa e existe a possibilidade de eles partiparem em 2014”, diz Marega Jr.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Um novo método para tratamento de câncer utilizando pulsos de luz ultravioleta C (UVC) foi desenvolvido por cientistas da Universidade Tokai (Isehara, Japão)



O estudo, liderado por Johbu Itoh, emprega pulsos de alta intensidade de raios UVC (UVC-PFRs), utilizando um amplo espectro UVC (230-280 nm), produzido por um modificado sistema de esterilização UV-flash. Os experimentos mostraram que a natureza pulsada do espectro aumenta a eficiência de destruição de células neoplásicas. Sob as condições apropriadas de irradiação UVC, apenas de células neoplásicas foram destruídas, e as células não neoplásicas não atingiram as condições de morte celular.

Os investigadores  verificaram que, células irradiadas com UVC-PFRs, durante1-10 flashes contínuos por segundo foram suficientes para produzir lesão celular ou obstrução funcional apenas às células neoplásicas. Uma maior sensibilidade à radiação UV foi observada em células neoplásicas em comparação com células não neoplásicas. Sendo assim, uma pequena exposição  à radiação UV foi suficiente para induzir danos, e consequentemente a induzir a morte celular apenas em células neoplásicas.
 
Além disso, as experiências mostraram que a morte celular é causada por UVC-PFRs dentro de apenas alguns segundos. Itoh e seus colegas planejam desenvolver esse sistema para tratamento de câncer por endoscopia, microscopia laser e aparelhos de irradiação.

MCF7: célula neoplásica, COS7: célula não-neoplásica. O Ultra-violeta C (UVC) com irradiação seletiva por flash pulsado apenas causou a morte de células neoplásicas. (Imagem: Tokai University School of Medicine)

    Itoh descreveu mais detalhes dos resultados no Congresso Internacional da histoquímica e citoquímica (ICHC 2012; http://www.acplan.jp/ichc2012/), realizado de 26 a 29 agosto em Kyoto, no Japão.

"Vídeos sobre controle de qualidade SPECT-CT"

Prezados Leitores,

Acessem o link deste post bastante interessante do Blog MedicinaNuclear.net

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VIII CONFIAM - CONGRESSO DE FÍSICA APLICADA À MEDICINA

RELEMBRANDO A TODOS! ESTÁ CHEGANDO!

Convidamos a Comunidade Acadêmica a prestigiar o VIII CONFIAM - Congresso de Física Aplicada à Medicina, que acontecerá entre os dias 26 a 29 de setembro de 2012 no Salão nobre da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.


O CONFIAM é um evento tradicional na área de Física Médica realizado anualmente na Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Botucatu-SP, que trouxe em suas últimas edições um ambiente favorável à divulgação científica e às novas técnicas/tecnologias para profissionais de diferentes instituições de ensino e pesquisa, jovens pesquisadores e empresas particulares, cujo enfoque seja a inovação e melhoria na aplicação de conhecimentos Físicos aplicados à Medicina.



Missão: "Desempenhar um papel relevante na consolidação da interface entre a Física e a Medicina no contexto nacional promovendo atividades como cursos de atualização, palestras, mini-cursos e mesa redonda, voltadas para a discussão, aprimoramento e atualização da formação do Físico Médico e profissionais da área, além de cursos para técnicos e tecnólogos em radiologia"



Visão: "Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, estudantes, pesquisadores, profissionais da área e segmento onde atua como uma das mais importantes referências mundiais em congressos científicos que abrangem temas na área de Física aplicada à Medicina"



Contamos também com espaço para apresentação de trabalhos científicos (oral e pôster) com premiação para os melhores trabalhos.



Além do V PRÊMIO GOLDEN SACI, um dos prêmios mais valorizados devido sua importância cultural representando a tradição ao longo de vários anos de Botucatu.

Para maiores informações, acessem o site

TOPBLOG 2012 - Categoria educação

Clique na imagem para votar!
Será necessário colocar seu nome e e-mail para a votação! Desde já agradecemos a sua colaboração!


Prezados Leitores, 

Está acabando o período de votação do júri popular (internauta) do TOPBLOG 2012. O encerramento será dia 30/09/2012 às 14 h (horário de Brasílio. Nesta fase serão eleitos 100 Blogs, TOP 100, em cada grupo ou categoria com divulgação no dia 10/10/2012. Aqueles que têm interesse no Blog de Física Médica e puderem votar, ficaremos imensamente gratos. Concorremos na categoria educação! Lembrando que neste concurso, o Blog e todos os envolvidos não se beneficiarão de valores materiais e o prêmio será nos classificarmos entre os "grandes" interlocutores da disseminação da educação e no nosso caso da Física Médica. Quem sabe chegaremos ao TOP 3...um dia! 

info TOPBLOG:
O período de votação do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) começa do dia 14/07/2012, às 14h (horário de Brasília) e encerra em 30/09/2012, às 14h (horário de Brasília). No primeiro turno, quem seleciona e indica, por meio de voto eletrônico, é o internauta representando o júri popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (Cem blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos). Encerrada a votação do PRIMEIRO TURNO, no dia 30/09/2012, será divulgada no dia 10/10/2012, no site do prêmio (http:www.topblog.com.br), a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenha 100 blogs, entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos. Todos receberão o SELO TOP100  - “OS MAIS VOTADOS” JURI POPULAR e, automaticamente, passam a concorrer ao SEGUNDO TURNO do Prêmio Top Blog 2012.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Primeiro reator nuclear multipropósito brasileiro em SP


São Paulo – O governo do estado de São Paulo anunciou dia 31 a desapropriação de um terreno em Iperó (SP) para a construção do primeiro reator nuclear multipropósito brasileiro. O equipamento é fundamental para a produção brasileira de radiofármacos. No país, esses tipos de substâncias são usadas no atendimento de 10 mil pacientes por dia.
“A maior causa de mortes é coração e câncer. Se a gente for verificar na cardiologia, na oncologia e nefrologia essas substâncias são essenciais na medicina nuclear, seja no diagnóstico, seja na terapia. Os avanços da vida dependem muito dos avanços da ciência nessa área”, disse o governador Geraldo Alckmin após anunciar a desapropriação do terreno, em cerimônia de comemoração dos 56 anos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
Além do reator, será construído no local um novo laboratório que poderá ser utilizado pela sociedade acadêmica e por empresas interessadas. “O laboratório multipropósito vai ser usado por todos, comunidade científica, comunidade industrial. Já obtivemos licenciamento do Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] para a área e o prefeito já declarou de utilidade pública”, declarou o ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Segundo o Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, o reator poderá ter aplicações também em áreas como agricultura, energia, ciência dos materiais e meio ambiente.
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Projetos da AIEA na Internet

Em outubro começam dois projetos vinculados ao programa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), para fortalecimento do PET/CT e SPECT/CT na América Latina. Um é o treinamento PET/CT para médicos. A AIEA concederá bolsas para inscrição no sistema de educação continuada
"Diagnostic CT and PET/CT cases", da Society of Nuclear Medicine. As atividades conduzidas on-line constam de interpretação de achados e discussão de pontos relevantes nas imagens de 100 casos de tomografia e 100 de PET/CT. Para fazer a pré-inscrição, acesse o site www.sbbmn.org.br e posteriormente será contactado para confirmação e orientação adicional. Outro é o treinamento PET/CT e SPECT/CT para tecnólogos. O 1º Curso de Treinamento para Tecn&o acute;logos em PET/CT e SPECT/CT (DAT - Digital Assisted Training), que começará no XXVI Congresso de Medicina Nuclear, em Salvador (BA), com previsão de 8 meses para a avaliação final e conclusão. As atividades teóricas serão conduzidas on-line, com material de estudo e provas a cada módulo, mas é também necessária inscrição de um tutor do mesmo serviço do aluno para suporte local, além da orientação de atividades práticas a serem realizadas no próprio serviço.
Para realizar o curso é necessário comparecer à atividade introdutória com as doutoras Margarita Nunez e Solange Nogueira, realizada durante o congresso, no sábado, dia 13 de outubro, com 15 vagas. Os interessados devem se inscrever no site www.sbmn.org.br, preencher formulário e informar idioma de preferência, nome do tutor (1 tutor para, no máximo, 2 alunos) e, se o responsável técnico do serviço está de acordo com a inscrição do aluno e seu tutor no curso DAT.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE - FÍSICA MÉDICA

fonte: e-mail


Prezados Colegas,


Recebemos o comunicado oficial que a área de Física Médica poderá participar dos atuais programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde estabelecidos pelos Ministérios da Saúde (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES) e da Educação (Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS). 



Essa decisão foi fruto de várias gestões e encaminhamentos organizados pela ABFM junto aos Ministérios, com a colaboração de representantes de várias Universidades e Hospitais com tradição na formação de Físicos Médicos.



Para termos sucesso na implementação oficial dos programas de Residência em Física Médica juntos aos Ministérios, é importante que cada Instituição organize e submeta com URGÊNCIA seu projeto. O prazo para submissão oficial das propostas se esgota no próximo dia 30/09/2012, conforme Edital 17 e sua prorrogação (arquivos anexos). 



Alguns colegas que participaram da última reunião em Brasília (04/07/2012) estão recebendo ligações dos Ministérios e/ou o e-mail abaixo, com informações de como encaminhar os projetos. 



Para facilitar a estruturação e submissão dos projetos, algumas recomendações:
1) estruturar os projetos conforme modelo (arquivo anexo);
2) há ótimas referências da IAEA sobre formação clínica em serviço nas 3 áreas tradicionais da FisMed que podem ajudar na elaboração do projeto pedagógico (arquivos anexos);
3) sempre que possível, reunir em um único projeto todas as iniciativas de formação de residência da Instituição na área de Física Médica;
4) procurar incluir eixos de formação transversais, envolvendo a formação existente na residência multiprofissional de outras profissões da área da saúde (não-médica);
5) além da instituição executora (hospital), há necessidade da participação de instituição formadora (instituição de ensino - universidade, p.ex.) e dos gestores (municipal, estadual ou federal);



Reforço a todos que divulguem ao máximo essas informações para que haja oportunidade de participação no Edital do maior número de Instituições com programas já em funcionamento ou que tenham interesse em implementá-los. 



Lembro que todas as submissões devem satisfazer as exigências dos atuais programas de Residência Multiprofissional dos Ministérios, seja na capacidade de recursos humanos competentes, seja na infra-estrutura instalada.



Espero que tenham sucesso na submissão dos projetos!



Grande Abraço,
Marcelo Freitas

--
Marcelo Baptista de Freitas, Prof. Dr.
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Escola Paulista de Medicina - EPM
Exatas em Saúde - GRICES/DIS Rua Botucatu, 862 - Térreo - Vila
Grupo Interdisciplinar de Ciência s Clementino 04023-062 - São Paulo/SP - Brasil
11 5576-4843 (VoIP:1589)
Tel:
Conforme contato telefônico, venho por meio deste solicitar que os representantes das Instituições que estiveram presente na Reunião do dia 04/07/2012 referente à “Implementação dos Programas de Residência em Física Médica no País” acessem o sistema SIG-RESIDÊNCIAS  (www.saude.gov.br/sigresidencias) do Ministério da Saúde para a realzação do cadastro do Programa de Residência em Física Médica. O cadastro deve ser realizado por meio do Edital 17 (Residência Multiprofissional), no qual será incluso um campo para área de Física Médica.
Atenção: O Sistema só estará disponível para o cadastro dos Programas no SIG RESIDÊNCIAS  a partir do dia 18/09/2012.
Solicita-se também que sejam enviadas DUAS CÓPIAS DO PROJETO via correio, sendo:
*01 CÓPIA DO PROJETO PARA:
A/C
Equipe Pró-Residência (Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde) - Edital nº 17
Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício sede, 7º andar, sala 725. CEP: 70058-900 - Brasília  DF.

E

*01 CÓPIA DO PROJETO PARA:

A/C
Equipe de Residência Multiprofissional em Saúde
Departamento da CGHURS/ SESU/MEC
Esplanada dos ministérios ,Bloco L, Edifício sede,3ª andar sala 301.
CEP: 70047-900

ps: Aqueles que necessitarem dos arquivos entrem em contato que encaminharei os documentos (blogdefisicamedica@gmail.com)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

IV Curso de Cardiologia Nuclear



Nos dias 26 e 27 de outubro de 2012, sexta- feira, das 8 às 18 horas, e sábado, das 8 às 13 horas, no auditório do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro (RJ), com coordenação do Dr. Cláudio Tinoco Mesquita, acontece o IV Curso de Cardiologia Nuclear. 

Palestra gratuita para médicos nucleares e demais profissionais da saúde em São Paulo

No dia 17 de setembro de 2012, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear promove a palestra ‘Use of Myocardial Perfusion Imaging for ventricular synchronism assessment to guide cardiac resynchronization therapy’, ministrada pelo Dr. Ernest Garcia, diretor professor de Radiologia, do Nuclear Cardiology R&D, nos Estados Unidos. 
Dirigida a médicos nucleares e outros profissionais da saúde, a palestra tem vagas limitadas. Inscrições gratuitas no site www.sbbmn.org.br.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety + V Iberian and Latin American Congress on Radiological Protection Societies + III Brazilian Congress on Radiation Protection



La Sociedad Brasileña de Protección Radiológica (SBPR), con el apoyo de la Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC) y la International Radiation Protection Association (IRPA), organización internacional a la cual la SBPR está afiliada, organizará en la ciudad de Rio de Janeiro el IX Congreso Regional de Seguridad Radiológica y Nuclear - Congreso Regional IRPA, conjuntamente con el V Iberian and Latin American Congress on Radiological Protection Societies, del 15 al 19 de abril de 2013. El tema del evento es: Tecnología y seguridad radiológica. Un solo compromiso.

Fechas importantes:
Envío de los resumenes: Hasta 28 de septiembre de 2012
Notificación de aceptación: 14 de octubre de 2012
Envío de los trabajos completos: 30 de noviembre de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projetos da AIEA on-line


Em outubro começam dois projetos vinculados ao programa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), para fortalecimento do PET/CT e SPECT/CT na América Latina. Um é o treinamento PET/CT para médicos. A AIEA concederá bolsas para inscrição no sistema de educação continuada "Diagnostic CT and PET/CT cases", da Society of Nuclear Medicine. As atividades conduzidas on-line constam de interpretação de achados e discussão de pontos relevantes nas imagens de 100 casos de tomografia e 100 de PET/CT. Para fazer a pré-inscrição, acesse o site www.sbbmn.org.br e posteriormente será contactado para confirmação e orientação adicional. Outro é o treinamento PET/CT e SPECT/CT para tecnólogos. 


O 1º Curso de Treinamento para Tecnólogos em PET/CT e SPECT/CT (DAT -Digital Assisted Training), que começará no XXVI Congresso de Medicina Nuclear, em Salvador (BA), com previsão de 8 meses para a avaliação final e conclusão. As atividades teóricas serão conduzidas on-line, com material de estudo e provas a cada módulo, mas é também necessária inscrição de um tutor do mesmo serviço do aluno para suporte local, além da orientação de atividades práticas a serem realizadas no próprio serviço. 


Para realizar o curso é necessário comparecer à atividade introdutória com as doutoras Margarita Nunez e Solange Nogueira, realizada durante o congresso, no sábado, dia 13 de outubro, com 15 vagas. Os interessados devem se inscrever no site www.sbmn.org.br, preencher formulário e informar idioma de preferência, nome do tutor (1 tutor para, no máximo, 2 alunos) e, se o responsável técnico do serviço está de acordo com a inscrição do aluno e seu tutor no curso DAT.