sexta-feira, 8 de março de 2013

I Encontro Nacional de Física na Indústria

A Sociedade Brasileira de Física (SBF), em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), já fez um excelente mapeamento das Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Comunidade de Física Nacional, dentro e fora da Academia, procurando encontrar novas perspectivas de atuação e delinear seus futuros desafios. Nesse sentido, foram realizadas reuniões, onde foram convidados setores de grande porte nacional, públicos e privados, já relativamente bem estabelecidos e notórios em suas atividades.

No entanto, existe uma razoável comunidade de físicos realizando pesquisas, ainda predominantemente no âmbito acadêmico, com enormes chances de se inserirem no Setor Industrial, com o apoio estratégico necessário já oferecido pelas Agências de Inovação ou Núcleos de Inovação Tecnológica, Incubadoras e Agências de Fomento.
Por essa razão, a SBF está organizando mais uma reunião dentro do escopo daquelas já realizadas em conjunto com o CGEE, para mapear essas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica que ainda não saíram do espaço acadêmico ou que já saíram, mas ainda não ocuparam nossas mídias.

Desse modo, poderemos ter uma melhor percepção da dimensão da comunidade de Física atuando espontaneamente, de forma latente ou inicial nessa área, que poderia ser colocada rapidamente em contato com o Setor Industrial, ou, com a participação dos seus alunos, estabelecerem spin-offs, inicialmente de pequeno ou médio porte, mas de alto teor tecnológico, criando um grande mercado de trabalho para os egressos dos cursos de Física, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do Brasil e oferecendo novos desafios e perspectivas para nossa Comunidade.

Entre os convidados para essa reunião procuramos incluir:

- Grupos de Pesquisa que já tiveram sucesso na abertura de spin-offs de pequeno, médio e grande porte;

- Grupos de Pesquisa que já tiveram sucesso em colaboração com o Setor Industrial;

- Diretores de Empresas que já tiveram sucesso ou que potencialmente se beneficiariam das colaborações com Grupos de Pesquisa;

- Administradores de Incubadoras;

- Diretores de Agências de Inovação Tecnológica ou Núcleos de Inovação Tecnológica;

- Membros de Agências de Fomento ou Empresas que estimulam a Inovação Tecnológica;

- Secretários Estaduais e Municipais de Ciência e Tecnologia;

- Entidades representativas de segmentos de empresas e instituições inovadoras;

- Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Finalmente, em nome do Presidente da Sociedade Brasileira de Física, Prof. Celso Pinto de Melo, enviamos este convite no intuito de poder contar com sua importante participação no I Encontro Nacional de Física na Indústria, que ocorrerá no Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo, nos dias 4 e 5 de abril de 2013.

Além de palestras, o evento contará com um espaço aberto a todos os interessados, destinado à apresentação de pôsteres e exposição de equipamentos que demonstrem as atividades que estão sendo desenvolvidas na comunidade de Física, dentro do escopo do evento.

Contatos/Informações: tito@ifsc.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário