sexta-feira, 22 de março de 2013

Pesquisadores divulgam imagens de alta resolução do cérebro humano

Imagem de atividade cerebral registrada por pesquisadores (Foto: NIH/Divulgação)
Imagem divulgada por pesquisadores mostra atividade cerebral (Foto: NIH/Divulgação)

Cientistas publicaram nesta semana um conjunto de imagens de alta qualidade e grande definição do cérebro humano, como parte de um projeto internacional de pesquisa para entender como as estruturas cerebrais determinam a personalidade das pessoas, entre outros objetivos. Algumas imagens estão entre as mais detalhadas até hoje divulgadas, informaram agências internacionais nesta quarta-feira (6).

Em uma outra reportagem: Cientistas desenvolvem exame para mapeamento do cérebro

Cientistas americanos mostraram as primeiras imagens de um novo exame para mapeamento do cérebro. Veja o vídeo: (http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2013/02/emp/130218_cerebro_mapeamento_fn.emp.xml).
O projeto, que envolveu pesquisadores trabalhando no Hospital Geral de Massachusetts, na cidade de Boston (nordeste dos Estados Unidos), pode ajudar a esclarecer a razão de algumas pessoas possuírem um talento natural para ciência, música ou artes.
Para conseguir as imagens, exibidas na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, os pesquisadores usaram um scanner fabricado especialmente para este tipo de exame e que já é considerado um dos mais poderosos do mundo.
A tecnologia para produzir as imagens está sendo desenvolvida como parte de um projeto para mapear o cérebro humano chamado Human Connectome Project (HCP).
Imagem detalhada do cérebro obtida com scanner fabricado especialmente para exame (Foto: Reprodução/BBC)
Imagem do cérebro obtida com scanner fabricado especialmente para exame (Foto: Reprodução/BBC)



fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário