segunda-feira, 24 de junho de 2013

What is the difference between Single Shot EPI (SSh EPI) Multi Shot EPI (MSh EPI)?

Muitos de vocês já devem ter utilizados ambas as técnicas descritas no título, seja para perfusão, difusão ou fMRI. A principal diferença e' que para sSSh EPI, depois de um pulso de excitação (o que seria chamado de "shot") todas as linhas do espaço k são adquiridas, e para MSh EPI são utilizados mais pulsos de excitação (mais "shots") para adquirir todo espaço k.
 
Analisando somente esta ultima afirmacão já e' possível imaginar varias possibilidades de aquisição: Como SSh EPI e' adquirido? Qual linha do espaço k e' adquirida primeiro? Qual e' a ultima? Isto faz diferença? E com relação ao MSh EPI, quais linhas são adquiridas no primeiro shot, e quais são adquiridas no ultimo? Quanto tempo demora entre um e outro? E se o paciente se move entre os shots, o que acontece?
 
Bem, se você e' físico e trabalha com ressonância, deveria explorar todas as possibilidades e tentar responder todas estas perguntas... Somente por diversão :D . Mas vou dar aqui uma ideia do que e' o usual: Normalmente SSh EPI e' adquirido no que chamamos de "linear profile order" - as linhas do espaço k são adquiridas de um extremo ao outro, o que significa que a linha central do espaço k e' adquirida no meio do seu "echo train". No caso mais comum de fMRI, a aquisicao SSh EPI e' utilizada e um pulso de excitacao por fatia, o que significa que uma fatia inteira e' adquirida por vez, e o tempo de repetição (TR) e' o tempo que demora para esta mesma fatia ser adquirida novamente.
 
Para Para MSh EPI, normalmente as linhas do espaço k são também adquiridas em "linear profile order", mas normalmente o numero de shots ditaria quão grande e' o salto entre uma linha e outra no mesmo shot: Por exemplo, se na técnica SSh EPI fossem adquiridas 11 linha (linha 1, depois linha 2, depois linha 3, ...), na técnica MSh EPi com dois shots o primeiro shot adquiriria linha 1, depois a linha 3, e depois a linha 5, ..., e o segundo shot seria linha 2, depois linha 4, ....
 
 
Como este post esta ficando um pouco grande, explico alguns beneficios e pontos fracos em um próximo post.
 
Abraços
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário