quinta-feira, 27 de junho de 2013

XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear e XLII Congresso Brasileiro de Radiologia




Este ano o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear acontecerá em conjunto com o Congresso Brasileiro de Radiologia entre os dias 10 a 12 de outubro em Curitiba, PR.

O prazo para o envio dos resumos é dia 22 de Julho.

http://www.sbmn.org.br/congresso/

http://www.congressocbr.com.br/

Concurso para Professor Doutor na Área de Instrumentação - Física Médica USP - Ribeirão Preto

Tadeu, favor divulgar o seguinte concurso:
 
 
Concurso de Professor Doutor na Área de Instrumentação Associada à Física Médica Para o Curso de Física Médica da USP de Ribeirão Preto.
 
Mais detalhes no item:
 
Edital ATAc 010/13 – Concurso de Professor Doutor
Departamento de Física
 
 
fonte: Professor Eder Moraes

Eventos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

XI Jornada de Radiologia da Santa Casa de Porto Alegre.
V Encontro dos Ex-Residentes de Radiologia.
V Encontro de Física Médica.

Data: 14 de setembro de 2013 (sábado).
Local: ISCMPA – Hospital Santa Rita 3°andar - anfiteatro (90 lugares)






 

fonte: Ilo Baptista

segunda-feira, 24 de junho de 2013

What is the difference between Single Shot EPI (SSh EPI) Multi Shot EPI (MSh EPI)?

Muitos de vocês já devem ter utilizados ambas as técnicas descritas no título, seja para perfusão, difusão ou fMRI. A principal diferença e' que para sSSh EPI, depois de um pulso de excitação (o que seria chamado de "shot") todas as linhas do espaço k são adquiridas, e para MSh EPI são utilizados mais pulsos de excitação (mais "shots") para adquirir todo espaço k.
 
Analisando somente esta ultima afirmacão já e' possível imaginar varias possibilidades de aquisição: Como SSh EPI e' adquirido? Qual linha do espaço k e' adquirida primeiro? Qual e' a ultima? Isto faz diferença? E com relação ao MSh EPI, quais linhas são adquiridas no primeiro shot, e quais são adquiridas no ultimo? Quanto tempo demora entre um e outro? E se o paciente se move entre os shots, o que acontece?
 
Bem, se você e' físico e trabalha com ressonância, deveria explorar todas as possibilidades e tentar responder todas estas perguntas... Somente por diversão :D . Mas vou dar aqui uma ideia do que e' o usual: Normalmente SSh EPI e' adquirido no que chamamos de "linear profile order" - as linhas do espaço k são adquiridas de um extremo ao outro, o que significa que a linha central do espaço k e' adquirida no meio do seu "echo train". No caso mais comum de fMRI, a aquisicao SSh EPI e' utilizada e um pulso de excitacao por fatia, o que significa que uma fatia inteira e' adquirida por vez, e o tempo de repetição (TR) e' o tempo que demora para esta mesma fatia ser adquirida novamente.
 
Para Para MSh EPI, normalmente as linhas do espaço k são também adquiridas em "linear profile order", mas normalmente o numero de shots ditaria quão grande e' o salto entre uma linha e outra no mesmo shot: Por exemplo, se na técnica SSh EPI fossem adquiridas 11 linha (linha 1, depois linha 2, depois linha 3, ...), na técnica MSh EPi com dois shots o primeiro shot adquiriria linha 1, depois a linha 3, e depois a linha 5, ..., e o segundo shot seria linha 2, depois linha 4, ....
 
 
Como este post esta ficando um pouco grande, explico alguns beneficios e pontos fracos em um próximo post.
 
Abraços
 
 
 
 

 

 

Simpósio de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada / Sírio-Libanês


quinta-feira, 20 de junho de 2013

RSNA 2013 - Register Now

You can’t miss this. Register now »
Lectures from globally-renowned authorities address the challenges and triumphs of our specialty.
The RSNA annual meeting is the most important forum for critical discussions in medical imaging.

Secure your registration—and early choice of Chicago's best hotels—today.

Need assistance? We’re here to help.
Call 1-630-571-7862 or emailreginfo@rsna.org
Download the Registration
and Housing Brochure

terça-feira, 18 de junho de 2013

Curso Novas Tecnologias e Dosimetria de Pacientes em Tomografia Computadorizada


"O Instituto de Física da USP, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, estará promovendo o Curso Novas Tecnologias e Dosimetria de Pacientes em Tomografia Computadorizada, entre 08 a 10 de agosto de 2013 (pré-congresso CBMF2013).

Para visualizar o programa e a ficha de inscrição clique aqui.
Serão disponibilizadas 25 vagas, sendo 5 reservadas para alunos de pós-graduação do IFUSP.
Somente serão aceitos profissionais formados em Física ou Física Médica. A aceitação da inscrição será realizada em função da experiência do candidato na área e de sua atuação profissional ou, no caso de alunos de pós-graduação, da adesão de seu projeto ao tema do curso.
As inscrições se encerram em 30/06/2013 e devem ser feitas através do envio da ficha de inscrição para CT2013@if.usp.br

Paulo Costa

IFUSP"


fonte: ABFM

Aquisição dinâmica em exames PET/CT

video

Novo Equipamento PET/CT permite aquisições dinâmicas com exames de até 5 minutos. Além da inovação tecnológica da aquisição, há também a possibilidade de redução de dose em função da maior sensibilidade do sistema de detecção. O sistema de aquisição contínua pode ser desabilitado e as imagens em "step and shoot" continuam disponíveis neste equipamento.
    

segunda-feira, 10 de junho de 2013

sábado, 1 de junho de 2013

Curso para Produção de Artigos de Alto Impacto!


O professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) Valtencir Zucolotto lançou na internet e em DVD o “Curso de Escrita Científica: produção de artigos de alto impacto”, com dicas para pesquisadores e estudantes de pós-graduação que escrevem textos para publicações científicas.

Os DVDs, com vídeo-aulas abordando a estrutura e a linguagem dos artigos, serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições públicas. Eles serão enviados às universidades públicas paulistas e a outras universidades federais – neste caso, sob demanda e de acordo com a disponibilidade.

O material – que consiste em oito módulos, divididos em dois DVDs – tem tópicos como seções de um artigo regular, aspectos de linguagem e editoração. Um dos módulos fala especificamente sobre a redação em inglês. De acordo com o professor, por enquanto não há previsão de colocar os DVDs à venda.

Todo o conteúdo está disponibilizado na página www.escritacientifica.com. “Os interessados poderão acessar não apenas os vídeos dos cursos, mas também fazer o download de apostilas e outros materiais de apoio”, afirmou Zucolotto.

Além de professor no IFSC, onde coordena o Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia, Zucolotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e editor associado da publicação internacional Journal of Biomedical Nanotechnology. Ele ministra cursos de escrita científica há mais de oito anos. O DVD foi produzido em parceria com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) do IFSC/USP.

Mais informações pelos telefones (16) 3373-9778 e 3373-9779 e pelo e-mail bib@ifsc.usp.br