Medicina Nuclear




As páginas são um canal de comunicação. Caso tenha interesse e/ou dúvidas sobre algum tema, coloque um comentário para que possamos ajudar ou buscar a ajuda necessária.

Prezados leitores, 

Meu nome é Tadeu Kubo e serei o responsável pela edição e postagens sobre Medicina Nuclear e Pós-Processamento de Imagens e Sinais no Blog Física Médica. Espero acrescentar conhecimento a todos vocês e discutir a aplicação clínica de algumas técnicas que serão apresentadas. Sintam-se à vontade para criticar os possíveis erros e debatermos os resultados encontrados. Aguardo sugestões e dúvidas para que possamos aprimorar os temas.
A partir de 9 de janeiro de 2013 o Prof Sergio Brunetto contribuirá com o tópico também. Há também a Susie Oliveira quem publica sobre o tema cardiologia nuclear.
Um abraço,
Tadeu Kubo

Tadeu Kubo

12 comentários:

  1. Ae Kubo, parabéns pela iniciativa!
    Já teve algum contato com PET-MRI?
    Abraços

    Emerson

    ResponderExcluir
  2. Olá Emerson,

    A experiência que eu tive foi apenas com a fusão das imagens e não com o equipamento híbrido.

    Um abraço,
    Tadeu Kubo

    ResponderExcluir
  3. Pois é então!
    Como agora estão em voga os equipamentos híbridos, gostaria de saber sobre a sustentabilidade de se ter um desses em um serviço de medicina nuclear, já que o corregistro intermodalidades pode ser feito na hora!
    Já tem algum desses no Brasil, será?

    ResponderExcluir
  4. Emerson,

    Até o momento não há nenhum equipamento de PET/MR no Brasil. O que é muito discutido, entre o meio médico, é a possibilidade de utilização desse equipamento para músculo esquelético e neuro. Por isso, acredito que vai demorar um pouco mais até que um desses venha para a "Terra de Santa Cruz" para ser utilizado no mercado. Para Neuro, atualmente, a aquisição simultânea serviria em grande parte para a àrea acadêmica e não para aplicação. Mesmos os softwares mais robustos (avaliação de espessura cortical, volumetria, mapas estatísticos) que disponibilizam o pós-processamento de imagens de ambas as modalidades, não são aprovados pelos seus criadores para fins comerciais.

    Um abraço,
    Tadeu Kubo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Tadeu!

    Muito bom seu blog; é uma forma interessante de manter contato e trocar conhecimento com profissionais da áres.
    Aproveitando a deixa, você ou algum participante sabe onde se pode fazer exame de PET/CT em Minas Gerais e Espírito Santo?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexandre,

    Conheço tenho conhecimento em MG - Belo Horizonte do Hermes Pardini (http://www3.hermespardini.com.br/irj/portal/anonymous/) e em Vitória sei que estão construindo um serviço, mas não sei dizer se já há algum em funcionamento.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Alexandre,
    Um amigo me disse que há um Mednuclear que tem um PET dedicado no ES.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Tadeu.
    Saberia me dizer quantos e onde estão localizados os aparelhos de pet-ct no Brasil?
    Grato

    ResponderExcluir
  9. Prezado anônimo, não saberia te dizer devido ao movimento crescente da modalidade no país. Os dados que conhecemos do mês passado não são os mesmos de hoje.inha sugestão se estiver profundamente interessado é de que procure no site da CNEN na opção entidades autorizadas e procure o tipo de material utilizado. É provável que alguns dados sejam cruzados com câmaras de coincidência. Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  10. Fala Kubo!!! O novo layout do blog ficou muito bom! Parabéns!!!! Um abraço!

    Eiko.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, gostaria de saber onde ministram cursos sobre Pet/ct estou muito interessada em fazer, Moro no Rio Grande do Sul na grande Porto Alegre

    ResponderExcluir
  12. Olá Kubo! Vc pode me dizer se existe essa Função de Aux. Físico?

    ResponderExcluir